No âmbito da Campanha “Açores Entre Mares” 2012, o Parque Natural do Corvo promoveu, no dia 2 de junho, uma “Limpeza subaquática da Baía do Porto da Casa”. Atividade coordenada pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, que se insere no Plano Regional de Educação e Sensibilização Ambiental dos Açores (PRESAA).
A filosofia desta Campanha dá especial ênfase ao envolvimento e à participação da sociedade, que desenvolve atividades promovidas por entidades parceiras (associações, escolas, empresas, escuteiros, entre outras), as quais propõem a integração de diversas atividades a realizar no decurso da Campanha.
O elo comum a essas atividades incide sobre a promoção do conhecimento e a utilização sustentável deste importante recurso, que é o mar dos Açores.
A atividade pretende sensibilizar a população local para o problema do depósito de lixo no mar e, ao mesmo tempo, incutir junto de todos o respeito que este nos merece.
A Limpeza contou com a colaboração, dos Bombeiros Voluntários da Ilha do Corvo, que para além de fornecerem grande parte do equipamento de mergulho, deslocaram uma Ambulância para os Cais do Porto da Casa, por sua vez a NautiCorvo - Empresa de Turismo e Diversões Náuticas, disponibilizou material de mergulho, da Polícia Marítima, sobretudo no que diz respeito ao controlo da entrada e saída de embarcações na zona de recolha assim, como na segurança dos mergulhadores.
Para a separação dos resíduos recolhidos, tivemos a colaboração da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) que disponibilizou a viatura para a recolha e transporte dos resíduos no final da atividade, da Porto dos Açores SA, que disponibilizou a grua e o respetivo operador no apoio à recolha dos resíduos mais pesados, em particular de dois (2) postes recolhidos do fundo da Baía.
Esta iniciativa contou com a participação de uma equipa de 5 mergulhadores com escafandro autónomo (fundamentais na recolha de diversos resíduos depositados no fundo do mar) e, de um dedicado grupo de voluntários, com especial para a pessoa que disponibilizou a embarcação que acompanhou os mergulhadores.
Com início às 14h30, a iniciativa teve a duração de 2 horas, ao grupo de 12 crianças e jovens (equipa de apoio em terra) coube a tarefa de limpar a área do Rolo e do Cais Comercial.
No total foram recolhidos mais de 400 kg de resíduos dos mais diversos tamanhos e tipologias, entre os quais se destaca os dois postes retirados da Baía. Espera-se que de ora avante, se observem boas práticas ambientais por parte de todos.