De forma a comemorar o grande feito de Vasco da Gama, ligando pela primeira vez na História, por via marítima, a Europa ao Oriente, a Marinha celebra o seu dia a 20 de Maio. Dia em que a expedição de Vasco da Gama, composta por 4 naus, chegou a Calecute, na India, em 1498.
Este ano a Marinha quis celebrar o seu dia junto da população micaelense, organizando um conjunto diversificado de eventos e atividades, abrindo assim as portas da Marinha à comunidade e estreitando os laços que há várias décadas nos unem.
No dia 15 de Maio, os Órgãos de Comunicação Social (OCS) foram convidados a visitar o Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), onde lhes foi dado um briefing sobre as capacidades e o funcionamento do MRCC. Visitaram de seguida a corveta “Jacinto Cândido” de onde assistiram a um exercício de salvamento marítimo com os meios da Autoridade Marítima, cedidos pela Capitania de Ponta Delgada.
No período de 17 a 20 de Maio, a corveta “Jacinto Cândido”, atracada no cais das Portas do Mar, esteve aberta a visitas, tendo o dia 17 sido dedicado preferencialmente para as escolas. Neste dia a corveta contou com 492 visitantes, dos quais 451 eram alunos e professores.
No mesmo período, no cais das Portas do Mar, esteve patente ao público uma exposição estática com alguns dos meios de salvamento marítimo e de combate à poluição, disponíveis na região.
No âmbito das comemorações, realizou-se também um concurso de fotografia subordinado ao tema “Marinha nos Açores 2013”, que teve uma grande adesão, tendo sido submetidas a concurso cerca de 300 fotografias. Com o resultado final deste concurso, foi elaborada uma exposição dos melhores trabalhos que esteve patente nas Portas da Cidade, no centro comercial Parque Atlântico e ainda na Ribeira Grande e no Nordeste.
No período 17 a 26 de Maio, esteve patente, no pavilhão das Portas do Mar, uma exposição de Faróis e Farolins dos Açores.
No período de 18 a 20 de Maio, ocorreram nas Portas do Mar, baptismos de mar na embarcação salva-vidas “Nossa Senhora da Boa Viagem” e baptismos de mergulho, realizados pelo Grupo de Mergulho Forense do Comando Regional da Policia Marítima dos Açores e pelos mergulhadores da Armada, embarcados na corveta “Jacinto Cândido”.
O Clube Naval de Ponta Delgada em parceria com o Comando da Zona Marítima dos Açores, organizou uma regata de cruzeiro do Dia da Marinha, contanto com a participação de veleiros desse Clube e dos Clubes Navais da Lagoa e Vila Franca do Campo e ainda regatas de vela ligeira nas classes LASER e OPTIMIST.
No dia 18 de Maio, o Sr. Contra-almirante Pires da Cunha, Comandante da Zona Marítima dos Açores, convidou diversas entidades civis e militares para um “Pôr-do-sol” no Palácio de Santa Rita, onde foi efectuada a entrega dos prémios para os primeiros lugares do concurso de fotografia.
O dia 20 de Maio, foi marcado com uma Missa de Sufrágio na Igreja de São José, à qual se juntaram os Escuteiros Marítimos de Ponta Delgada que celebraram nesse dia o seu 12º aniversário. De seguida, junto do Monumento aos Marinheiros Mortos na I Grande Guerra, realizou-se uma cerimónia militar de deposição de uma coroa de flores.
Ao final da tarde, a bordo da corveta, houve ainda lugar a uma pequena cerimónia para a entrega dos prémios das Regatas do Dia da Marinha.
Nas restantes ilhas da Região Autónoma, foram efetuadas também diversas iniciativas, nomeadamente regatas de vela e visitas aos faróis.
No próximo ano de 2014, as comemorações do Dia da Marinha serão celebradas com especial enfoque na Horta, ilha do Faial.
A Marinha, e o Comando da Zona Maritima dos Açores agradece a todos aqueles, entidades oficiais civis e militares, entidades públicas e privadas, patrocinadores, órgãos de comunicação social, clubes e toda a população micaelense em geral pelo seu apoio e adesão, sem os quais este evento não teria sido possível realizar nem atingir os objectivos a que se propôs.