A Regata Ecológica, dinamizada pelo Parque Natural de Santa Maria, Clube Naval de Santa Maria e Capitania do Porto de Vila do Porto é uma atividade habitual na Ilha de Santa Maria, desenvolvida no âmbito da Campanha Açores Entre-Mares, tendo sido este ano promovida a sua 5.ª edição.
No dia 24 de maio os participantes da Regata Ecológica chegaram entusiasticamente pelas 14h00 à Marina de Vila do Porto. Os elementos do júri avaliaram as embarcações construídas com material reutilizado, tendo em conta a construção da embarcação e a criatividade das frases ostentadas nas bandeiras das embarcações ecológicas e que apelavam ao uso sustentável do mar.
O som da buzina assinalou a partida das equipas do 1.º escalão (crianças), seguindo-se as equipas do segundo escalão (jovens) e as equipas do 3.º escalão (adultos). Os amigos, familiares e curiosos que assistiram à Regata apoiavam os seus preferidos à vitória.
No final da competição, foram entregues certificados de participação a todos os participantes, assim como troféus para todos os primeiros e segundos classificados de cada escalão.
Classificações da Regata Ecológica 2014
Escalão das Crianças (8 aos 11 anos):
1.º lugar - “As melhores amigas” –Luana Quadrado e Ana Rita Medeiros.
2.º lugar – “Os Gladiadores” –Vasco Esteves, Tomás Costa e André Vicente.
Escalão dos Jovens (12 aos 17 anos):
1.º lugar – “Vinhoteiro do Mar” –Roberto Chaves.
2.º lugar “Joinhas do Mar” –José Pedro Sequeira, Ana Luísa Sequeira e Diogo Bordalo.
Escalão dos Adultos (maiores de 18 anos):
1.º lugar – “Baraço do Norte” –Mária Carvalho, Ângelo Pacheco, Nádia Pereira, Ana Babo, Juan Nolasco e Elisabete Pacheco.
2.º lugar “ Os Rema, Rema” –Nuno Andrade, Luís Azevedo e Paulo Costa.
Prémio da embarcação mais ecológica: “Os Rema, Rema” - Nuno Andrade, Luís Azevedo e Paulo Costa.
O prémio da embarcação mais ecológica tem como principal objetivo valorizar os participantes que construíram a embarcação utilizando o maior número de materiais reutilizados em detrimento do uso de materiais novos.