A campanha de literacia dos oceanos "Açores Entre Mares" arranca a partir de hoje nas plataformas digitais, este ano com um novo formato devido aos contrangimentos provocados pela pandemia, com iniciativas nas redes sociais até 08 de junho.
Promovida pela Direção Regional dos Assuntos do Mar, a campanha, que conta com o apoio dos Parques Naturais de Ilha e da Azorina (Sociedade De Gestão Ambiental e Conservação Da Natureza), decorre desde 2010, entre o Dia Europeu do Mar e o Dia Mundial dos Oceanos.
A campanha tem vindo a dinamizar em todas as ilhas do arquipélago atividades que visam a promoção do conhecimento do Mar dos Açores, bem como o seu uso sustentável.
Numa nota enviada às redações, o Governo dos Açores informa que a campanha "tem, na sua edição de 2020, um novo formato, com a passagem para as plataformas digitais, devido aos constrangimentos causados pela pandemia da covid-19" que impossibilita a realização de atividades que envolvam a participação física dos cidadãos.
Assim, a partir de hoje, Dia Europeu do Mar, e até 08 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, serão transmitidas conversas em direto com investigadores e especialistas sobre as questões do mar dos Açores, através das redes sociais, nomeadamente na página Facebook da Direção Regional dos Assuntos do Mar e na página Instagram da campanha Açores Entre Mares.
No total estão programadas 17 conversas ‘online’ e serão disponibilizados conteúdos e materiais temáticos na página da iniciativa em http://www.azores.gov.pt/entremares/.
Citado na nota à imprensa, o diretor regional dos Assuntos do Mar, Filipe Porteiro, sublinha o objetivo subjacente à campanha de "promover o conhecimento sobre o Mar dos Açores e sensibilizar os cidadãos para a importância da sua preservação”,
As conversas ‘online’ do Entre Mares arrancam esta tarde, às 17:00 dos Açores (18:00 de Lisboa), com a participação do diretor regional dos Assuntos do Mar, enquanto na quinta-feira, à mesma hora, vai decorrer uma palestra com o investigador Jorge Fontes, do centro OKEANOS/IMAR, subordinada ao tema "O que procuram os grandes pelágicos no Mar dos Açores".
Na sexta-feira, a investigadora Marina Carreiro Silva, também do OKEANOS/IMAR, responde à questão "Os Açores são um ‘hotspot’ para os corais de água fria?”.
A edição deste ano "Açores Entre Mares 2020" conta com a colaboração do OMA – Observatório do Mar dos Açores, da Fundação Oceano Azul, através dos programas Blue Azores e Educar para uma Geração Azul, e com a parceria do projeto europeu LIFE NATURA.
APE // MCL
Lusa/fim
Lus