Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 

Santa Maria, Maia 16-08-2010

Deslizamentos da Maia, na ilha de Santa Maria, vão ser monitorizados em permanência


Imagem: DROTRH

O Governo Regional vai implementar um sistema de monitorização permanente na zona da Maia, ilha de Santa Maria, no sentido de avaliar a evolução dos terrenos que em resultado dos elevados níveis de precipitação ali registados foram alvo de deslizamentos lentos no último inverno.

Para tal, a secretaria regional do Ambiente e do Mar procedeu à aquisição de duas novas estações meteorológicas, pelo valor global  de 55 mil euros, que passarão a integrar a rede meteorológica automática da direcção regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos. Paralelamente, o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), ao abrigo de um protocolo com o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, instalará na mesma zona uma estação total para a medição regular de deslocamentos, num investimento da ordem dos 60 mil euros.

A utilização conjunta de tais instrumentos de monitorização tem por objectivo a determinação das condições ambientais susceptíveis de desencadear movimentos de massa na zona da Maia, de modo a que num futuro próximo possa ser desenvolvido um sistema de aviso e alerta que previna situações de risco como as recentemente verificadas. Os dados recolhidos pelas diferentes estações a instalar serão transmitidos diariamente para o CIVISA, onde serão integrados e analisados no âmbito do respectivo centro de operações de emergência.

A este propósito recorda-se que no decurso do fenómeno que afectou a ilha de Santa Maria, várias habitações sofreram danos estruturais consideráveis, as redes de distribuição de água e electricidade tiveram roturas em diversos pontos e a estrada municipal foi cortada. As últimas medições efectuadas no local pela Universidade dos Açores revelaram que os terrenos instáveis se encontram actualmente estabilizados, existindo no entanto o perigo de novas ocorrências com o regresso da época das chuvas.

Autor: DROTRH

Numero de Visitantes
  3060379  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE