Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 
Técnicas e métodos para a gestão sustentável da água na Macaronésia

ITC, IGA, DROTRH, MMNT, CIAL, MIDSGC, CIAGC, UM (2005) - Técnicas e métodos para a gestão sustentável da água na Macaronésia. Ed. Instituto Tecnológico de Canárias, S.A. e Cabildo de Lanzarote, Consejo Insular de Aguas de Lanzarote, 373p.


Resumo

A publicação do livro “Técnicas e Métodos para a Gestão Sustentável da Água na Macaronésia” insere-se no projecto AQUAMAC, iniciativa comunitária INTERREG III B (Açores, Madeira e Canárias). Este projecto inclui um conjunto de trabalhos que visam a promoção do uso eficiente da água, bem como a gestão e protecção dos recursos naturais. O projecto engloba a elaboração de guias informativos com as tecnologias disponíveis para a poupança de água e de trabalhos vocacionados para a promoção de uma gestão eficiente da água com a recuperação de custos dos serviços de abastecimento.

Por outro lado, a optimização da gestão da água e, em última análise, a protecção dos recursos naturais tem que estar acompanhada por um uso eficiente ao longo do ciclo da água, incluindo a componente de tratamento e descarga das águas residuais. Este caso é particularmente significativo nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, onde se torna absolutamente necessário melhorar a cobertura dos serviços de drenagem e tratamento das águas residuais, de forma sustentada. O objectivo final nestes casos tem sido melhorar a eficácia e fiabilidade dos sistemas de abastecimento de água e saneamento e águas residuais, aplicar um regime económico-financeiro com vista à viabilidade económica da gestão e qualidade dos serviços de águas.

Por último, na Região Autónoma dos Açores procedeu-se a trabalhos analíticos para a caracterização ecológica e química das massas de água. O controlo analítico da qualidade das águas configura uma ferramenta crucial para a avaliação do seu estado e diagnóstico dos problemas actuais e que se perspectivam nos Açores.

.

Numero de Visitantes
  3066570  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE