A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA) e a Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA (EPAL) assinaram um protocolo onde se comprometem a elaborar e publicar um manual de boas práticas dedicadas ao tema da higienização de reservatórios de água para consumo humano.
Este manual permitirá complementar as ações práticas de formação, destinadas aos profissionais que tem a seu cargo a relevante atividade de desinfeção de órgãos dos sistemas de abastecimento, com documentação capaz de aprofundar a matéria.
A ERSARA e a EPAL consideram que no âmbito das suas valências e respetivas missões, sendo estas complementares, podem cooperar para produzir uma resposta de especial qualidade sobre esta temática. Se, por um lado, a ERSARA pretende contribuir para um melhor desempenho das entidades gestoras dos Açores, com vista à crescente confiança na qualidade da água por parte dos utilizadores, por outro lado, a EPAL tem-se afirmado como uma empresa pública de referência, pela credibilidade, experiência e conhecimento adquiridos ao longo de quase quinze décadas, no setor das águas e do ambiente.
Trata-se por isso duma parceria de elevado interesse para a Região e que possibilitará dotar as entidades gestoras dos sistemas públicos de águas, de conhecimentos importantes em matéria de higienização de reservatórios de água para consumo humano.