A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA) publicou online, um guia que visa informar sobre os riscos da presença da bactéria Legionella spp, em sistemas de abastecimento água.
Apesar de todas as ocorrências identificadas, até à data nos Açores, não terem sido graves nem associadas a sistemas públicos de abastecimento de água, a ERSARA considerou pertinente esclarecer a população sobre o risco de exposição a este tipo de bactéria, associado sobretudo à ineficiência da manutenção de redes prediais.
A ERSARA ressalva que, à luz do conhecimento e evidências atuais, a ingestão de água, com a presença desta bactéria, não apresenta qualquer risco para a saúde, sendo a mesma imediatamente eliminada pelo organismo. Apenas a inalação de gotículas de vapor de água contaminada poderá provocar uma Infeção. Assim, as pessoas não devem ter receio de beber ou cozinhar com água da torneira.
No entanto, importa informar sobre alguns cuidados a observar, por forma a prevenir o risco de Legionella, nomeadamente através de uma correta manutenção da rede predial de abastecimento de água e de reservatórios particulares.
O guia informativo sobre Legionella encontra-se disponível aqui.