Por ocasião do Dia Nacional da Água, a Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos dos Açores (ERSARA) apela ao uso eficiente da água da torneira.
Nos Açores, a água da torneira é da mais elevada qualidade, tendo sido alcançado, em 2017, um valor de 98,97%, ao nível do indicador Água Segura, um valor muito próximo dos objetivos estabelecidos a nível nacional e internacional para 2020.
O consumo de água da torneira deverá ser a opção a considerar, em detrimento do consumo de água engarrafada, tendo em conta os impactes ambientais associados à produção, transporte e eliminação das garrafas utilizadas.
No entanto, a água da torneira deve ser usada eficientemente, pois os Açores não são exceção e os impactes das alterações climáticas já se fazem sentir ao nível do ciclo hidrológico, nomeadamente com a ocorrência de períodos de escassez de água, que poderão afetar a quantidade e a qualidade deste recurso fundamental.
Por isso, não é de mais lembrar que a água da torneira nos Açores é uma escolha ecológica, económica e segura, mas que o seu consumo deve ser feito de modo eficiente e sem desperdício.