Qualidade Água  |  Qualidade Serviços  |  Tarifários  |  Resíduos  |  QUAR  |  SIADAPRA  |  Programas de Apoio  |  VI Seminário Técnico  |  Conselho de Parceiros



Destaques
 
Newsletter da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores - N.º 2 | dezembro 2023
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Despacho n.º 461/2024 de 19 de março de ...
Despacho n.º 460/2024 de 19 de março de ...
ERSARA publica o 2º número da sua newsle...
Newsletter n.º 2 / dezembro 2023
 

Horta 11-05-2020

ERSARA recomenda procedimentos a adotar em edifícios após encerramento prolongado


A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA) emitiu um conjunto de orientações relativas aos procedimentos a desenvolver na reabertura de edifícios encerrados há longo tempo, como são por exemplo o caso das escolas, universidades, empresas, escritórios, unidades de alojamento, restaurantes e ginásios.

Apesar de não existirem quaisquer evidências cientificas da transmissão do novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da doença COVID 19 através da água destinada ao consumo humano, o encerramento prolongado de espaços, devido às restrições impostas pela pandemia de COVID-19, poderá conduzir a alterações na qualidade da água estagnada nas redes de abastecimento predial em resultado do contacto com os materiais que compõem as redes de água ou pela perda de eficácia do desinfetante residual existente na água.

Uma das consequências resultantes da estagnação de água nas canalizações é a criação de condições favoráveis ao crescimento e disseminação da Legionella spp. para além de outros microrganismos patogénicos e alterações das características organoléticas (sabor, cor e cheiro) da água.

Neste contexto, a ERSARA recomenda que sejam adotados procedimentos específicos para assegurar a limpeza e desinfeção dos sistemas prediais de abastecimento de água, com vista a garantir a qualidade da água para consumo humano, na reabertura de edifícios após encerramento prolongado.

O documento divulgado pela ERSARA pode ser consultado aqui.


Autor: ERSARA

Numero de Visitantes
  869019  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

  





 
 


 

HOMEMISSÃOEVENTOSLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESRECOMENDAÇÕESCIRCULARESFORMULÁRIOSFAQSLINKSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE