A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA) publicou o Relatório Anual de avaliação da qualidade dos serviços de águas e resíduos dos Açores (RAAQSARA), relativo ao ano de 2020.
Os resultados obtidos na aplicação do sistema de indicadores de desempenho, preconizado pela ERSARA, permitem aferir uma avaliação globalmente positiva da qualidade do serviço prestado pelo conjunto das entidades reguladas que reportaram dados e que e traduziu nos seguintes valores, ao nível das respetivas atividades:
- Serviço de abastecimento público de água: 43% de avaliações boas e medianas, 22% de avaliações insatisfatórias e 35% sem avaliação, por falta de dados;
- Serviço de saneamento de águas residuais: 27% de avaliações boas e medianas, 15% de avaliações insatisfatórias e 58% sem avaliação, por falta de dados;
- Serviço de gestão de resíduos em baixa: 45% de avaliações boas e medianas, 30% de avaliações insatisfatórias e 24% sem avaliação, por falta de dados;
- Serviço de gestão de resíduos em alta: 72% de avaliações boas e medianas e 28% de avaliações insatisfatórias.
No âmbito das suas competências regulatórias, incumbe à ERSARA, proceder à regulação da qualidade dos serviços prestados aos utilizadores pelas entidades reguladas, avaliando o desempenho das mesmas, através da recolha de informações que permitam elaborar e publicitar sínteses comparativas e promover a melhoria dos níveis de serviço.
O RAAQSARA 2021 pode ser consultado aqui.