A ERSARA publicou neste portal, no separador "Publicações”, o Relatório Anual de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores 2024 (RAAQSARA), relativo ao desempenho das entidades reguladas no ano de 2023.
Este documento visa permitir uma avaliação quantificada do desempenho das entidades reguladas e expressar o nível efetivo da qualidade do serviço prestado aos utilizadores, simplificando e tornando direta e transparente a comparação entre objetivos de gestão e resultados obtidos, bem como entre entidades reguladas.
Os resultados obtidos permitem aferir, em 2023, relativamente à qualidade do serviço prestado pelo conjunto das entidades reguladas que reportaram dados, os seguintes níveis globais:
- Serviço de abastecimento público de água: 36% de avaliações boas, 10% de avaliações medianas, 24% de avaliações insatisfatórias e 30% sem avaliação, por falta de dados;
- Serviço de saneamento de águas residuais: 27% de avaliações boas, 4% de avaliações medianas, 25% de avaliações insatisfatórias e 44% sem avaliação, por falta de dados;
- Serviço de gestão de resíduos em baixa: 40% de avaliações boas, 8% de avaliações medianas, 34% de avaliações insatisfatórias e 18% sem avaliação, por falta de dados;
- Serviço de gestão de resíduos em alta: 69% de avaliações boas, 13% de avaliações medianas e 18% de avaliações insatisfatórias.
Estes resultados deverão proporcionar uma reflexão por parte das entidades reguladas sobre os procedimentos e meios necessários para promover um melhor conhecimento dos respetivos sistemas e um reporte adequado dos dados.