A ERSARA publicou neste Portal, no separador “Publicações”, o Relatório Anual Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano 2023, onde se apresentam os principais resultados obtidos no controlo analítico efetuado, em 2022, por cada entidade gestora dos sistemas de abastecimento público e onde se confirma que a água para consumo humano fornecida é de boa qualidade. Os dados de controlo da qualidade dão garantia de que se pode beber água da torneira em segurança, com um resultado para o indicador “Água Segura” de 99,03 %.
É possível concluir que os Açores têm vindo a registar, ao longo dos 8 últimos anos, níveis de 99% para este indicador. Destaque-se que a boa qualidade da água de consumo nos Açores advém, em grande parte, do facto da água captada ser ela também de boa qualidade.
De referir que se manteve a situação de todas as entidades gestoras dos sistemas públicos de abastecimento terem implementado o Programa de Controlo da Qualidade da Água aprovado pela ERSARA, tendo sida integralmente cumprida a frequência regulamentar de amostragem.
Mais detalhadamente, 14 dos municípios açorianos apresentam um bom desempenho, com o indicador de Água Segura com valor igual ou superior a 99%, nomeadamente Angra do Heroísmo, Calheta de São Jorge, Corvo, Horta, Lagoa, Lajes das Flores, Nordeste, Ponta Delgada, Povoação, Ribeira Grande, Santa Cruz das Flores, São Roque, Velas e Vila do Porto.
O indicador “Água Segura” é calculado considerando o cumprimento do nº de análises da água exigidas na legislação em vigor e o cumprimento dos limites de qualidade dos vários parâmetros microbiológicos e químicos, também impostos legalmente.
Neste Relatório é efetuada a caraterização dos sistemas de abastecimento de água, a análise estatística dos Programas de Controlo da Qualidade da Água (PCQA) e das ações de fiscalização realizadas pela ERSARA e a análise, quer global, quer detalhada por município, da qualidade da água.