A ERSARA publicou neste portal, no separador Publicações”, o Relatório Anual de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores 2023 (RAAQSARA), relativo ao desempenho das entidades reguladas no ano de 2022.
Os resultados obtidos permitem aferir, relativamente à qualidade do serviço prestado pelo conjunto das entidades reguladas que reportaram dados, os seguintes níveis globais:
- Serviço de abastecimento público de água: 46% de avaliações boas e medianas, 25% de avaliações insatisfatórias e 29% sem avaliação, por falta de dados;
- Serviço de saneamento de águas residuais: 28% de avaliações boas e medianas, 22% de avaliações insatisfatórias e 50% sem avaliação, por falta de dados;
- Serviço de gestão de resíduos em baixa: 51% de avaliações boas e medianas, 35% de avaliações insatisfatórias e 14% sem avaliação, por falta de dados;
- Serviço de gestão de resíduos em alta: 76% de avaliações boas e medianas e 24% de avaliações insatisfatórias.
Os níveis atrás indicados traduzem uma situação que exige uma melhoria considerável destes serviços.
Os resultados detalhados da aplicação do sistema de avaliação desenvolvido pela ERSARA, apresentados no Relatório, deverão possibilitar às entidades reguladas a definição de prioridades e o desenvolvimento das ações necessárias, com vista a melhorar o seu desempenho ao nível dos procedimentos de gestão dos respetivos sistemas, bem como da qualidade do serviço prestado aos utilizadores.
No âmbito das suas competências regulatórias, incumbe à ERSARA, proceder à regulação da qualidade dos serviços prestados aos utilizadores pelas entidades reguladas, avaliando o desempenho das mesmas, através da recolha de informações que permitam elaborar e publicitar sínteses comparativas e promover a melhoria dos níveis de serviço.
O RAAQSARA 2023 pode ser consultado aqui.