A ERSARA publicou neste Portal, no separador “Publicações”, o Relatório Anual do Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano 2024, onde se apresentam os principais resultados obtidos no controlo analítico efetuado, em 2023, por cada entidade gestora dos sistemas de abastecimento público e onde se confirma que a água para consumo humano fornecida é de boa qualidade.
Da análise dos dados de 2023, é possível concluir que os Açores continuam a registar uma tendência de melhoria em termos da qualidade da água para consumo humano. Apesar de, em 2023, não ter sido integralmente cumprida a frequência regulamentar de amostragem e ter-se verificado, um decréscimo do valor relativo ao cumprimento dos valores paramétricos, quando comparado com o ano precedente, ainda assim, foi possível obter um resultado para o indicador “Água Segura” de 98,88%, ou seja, foi atingido o objetivo dos 99%.
O indicador “Água Segura” é calculado considerando o cumprimento do nº de análises da água exigidas na legislação em vigor e o cumprimento dos limites de qualidade dos vários parâmetros microbiológicos e químicos, também impostos legalmente.
Dos 19 municípios açorianos, 14 apresentam um bom desempenho, de acordo com o estabelecido pelo Programa Regional da Água dos Açores, nomeadamente: Calheta, Horta, Lajes das Flores, Lajes do Pico, Ponta Delgada, Ribeira Grande, Santa Cruz das Flores, Velas e Vila do Porto, que registaram valores, iguais ou superiores a 99% para o indicador Água Segura, bem como Angra do Heroísmo, Lagoa, Nordeste, Povoação e Vila do Corvo que alcançaram 100% neste indicador.
Neste Relatório é efetuada a caraterização dos sistemas de abastecimento de água, a análise estatística dos Programas de Controlo da Qualidade da Água (PCQA) e das ações de fiscalização realizadas pela ERSARA e a análise, quer global, quer detalhada por município, da qualidade da água.