O Geoparque Açores poderá fazer parte, dentro de um ano, da rede europeia e mundial que actualmente integra 98 geoparques, incluindo os geoparques de Arouca e Naturtejo, em Portugal.
A decisão será tomada em Setembro de 2012, na sequência da candidatura que a Associação GEOAÇORES irá oficializar amanhã, em Lisboa, junto do Embaixador de Portugal na UNESCO.
Para o Secretário Regional do Ambiente e do Mar, que hoje recebeu da Direcção da GEOAÇORES uma cópia do dossiê daquela candidatura, a admissão dos Açores nesta rede “permite projectar” mais longe não apenas a Região mas também todo o “conhecimento que já foi desenvolvido” nas ilhas.
“Os Açores são bem conhecidos pela diversidade da sua geologia e pela diversidade das suas formações”, disse na ocasião Álamo Meneses, adiantando que “esse reconhecimento já existe”.
De acordo com o governante, o que se trata agora “é de formalizar o reconhecimento, ou seja, de nós obtermos o acesso a um conjunto de geoparques que têm um conjunto de regras bem definidas de reconhecimento dessa diversidade e também de acompanhamento e de certificação da gestão”.
“O passo que nós estamos agora a dar é, no fim de contas, dizer: nós já fizemos o nosso trabalho de casa, agora queremos que ele seja certificado”, explicou Álamo Meneses.
Conforme referiu, o que nós estamos a pedir “é a nossa admissão enquanto geoparque numa rede europeia e numa rede mundial, que tem um conjunto de regras bem definidas e que são muito visíveis e que têm uma grande projecção a nível internacional”.
A candidatura açoriana será objecto de avaliação em Junho e Julho do próximo ano, sendo tomada uma decisão final sobre a mesma em Setembro de 2012.
Constituído por cerca de 120 geosítios situados nas nove ilhas doa rquipélago e no Mar dos Açores, o Geoparque Açores é gerido pela GEOAÇORES, uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, com sede na Horta.
Criada em Maio de 2010, esta associação tem como sócios fundadores a Região Autónoma dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, a ASDEPR - Associação para o Desenvolvimento da Promoção Rural, a ARDE - Associação Regional para o Desenvolvimento, a ADELIAÇOR - Associação para o Desenvolvimento Local das Ilhas dos Açores e a GRATER - Associação de Desenvolvimento Regional.