O Governo açoriano, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, promove um conjunto de actividades e visitas aos Parques Naturais das nove ilhas, ao longo de três meses, para dinamizar e dar a conhecer a riqueza ambiental e paisagística que possuem.
Conforme disse hoje, em Angra do Heroísmo, o Director Regional do Ambiente, a iniciativa denominada Parque Natural de Ilha, Parque Aberto, pretende proporcionar às populações um melhor conhecimento da natureza de cada ilha.
João Bettencourt lembrou que legislação criada em 2007 “veio regulamentar a rede regional de áreas protegidas”, criando-se então a estrutura de Parque Natural de Ilha.
“Este é um novo instrumento de gestão que permite congregar todas as classificações proteccionistas” que existiam e conseguir, desta forma, “a sua melhor gestão, garantindo maior protecção e conservação da nossa biodiversidade e geodiversidade”, adiantou o Director Regional.
“Para proteger é necessário conhecer”, sublinhou João Bettencourt, acrescentando que “é nesse sentido que lançamos aqui esta iniciativa, que pretende dar a conhecer todas as áreas protegidas espalhadas pelo arquipélago”.
O Director Regional apresentou, também, o Parque Natural de Ilha da Terceira, o mais recente e o último a ser criado, anunciando um conjunto de propostas de visitação e exposições, que têm início a 27 do corrente mês com uma visita guiada ao circuito de visitação das Furnas do Enxofre e terminam a 26 de Fevereiro de 2011 com uma visita à paisagem construída da vinha dos Biscoitos.
Os interessados em participar nas diversas actividades podem contactar os serviços dos diversos Parques Naturais de Ilha ou a Secretaria do Ambiente.