Os técnicos e corpo de vigilantes da natureza do Parque Natural da Terceira participam hoje, dia 13 de Setembro, numa sessão de formação sobre combate a espécies invasoras.
A sessão será orientada por Elspeth Coker, técnica australiana especialista nesta matéria, aproveitando a sua presença na ilha Terceira. Elspeth Coker é licenciada em Silvicultura pela Universidade de Melbourne e tem desenvolvido o seu percurso profissional na área da prevenção e combate às espécies invasoras, quer da flora, quer da fauna. Neste âmbito, tem promovido campanhas de prevenção e combate às espécies invasoras que representam maiores ameaças aos ecossistemas dos Estados de Vitória e Nova Gales da Austrália, assim como grupos de trabalho, com vários stakeholders, no delineamento de estratégias para a conservação e melhoramento dos habitats das espécies nativas da flora australiana.
No decorrer da formação, Elspeth Coker irá apresentar algumas das estratégias que têm vindo a ser desenvolvidas na prevenção da expansão de invasoras na Austrália, contribuindo assim para o aumento do conhecimento e partilha de experiências relacionadas com esta temática, que constitui uma das principais ameaças à biodiversidade açoriana.
Nos Açores, o número de plantas introduzidas é relativamente elevado. Dessas espécies, algumas têm carácter invasor, alterando e muitas vezes destruindo a estrutura das comunidades naturais.
As principais espécies invasoras nos Açores, que pela sua capacidade de regeneração já ocupam áreas consideráveis em todas as ilhas, são o Pittosporum undulatum (incenso), Hedychium gardnerianum (roca-de-velha), Arundo donax (cana) e Hydrangea macrophylla (hortênsia).