O Governo Regional, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, lança no dia 1 de julho o Guia do Parque Natural da Terceira, inaugura o trilho dos Biscoitos e promove ainda uma visita às Furnas do Enxofre e respetiva estrutura de apoio.
O Parque Natural da Terceira, criado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 11/2012/A, de 20 de abril, integra todas as áreas protegidas, como os monumentos naturais regionais do Algar do Carvão e das Furnas do Enxofre, as reservas florestais naturais como o Biscoito da Ferraria, a Serra de Santa Bárbara e os Mistérios Negros, as áreas protegidas para a gestão de habitats ou espécies da Matela, do Biscoito das Fontinhas, e do Pico do Boi e as áreas protegidas para a gestão de recursos da Caldeira Guilherme Moniz, Cinco Ribeiras, Ponta das Contendas, ilhéus das Cabras, Baixa da Vila Nova e Monte Brasil, entre outras áreas como a paisagem das vinhas dos Biscoitos.
O Parque Natural da Ilha Terceira tem uma das maiores áreas de floresta pristina dos Açores, o que é um grande desafio para a sua conservação e preservação, para tal é imperativo promover a sua divulgação de forma a que os locais e os visitantes aprendam a respeitar a natureza.
Neste sentido a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar tem vindo a realizar melhoramentos na sinalética de estrada, com placas de identificação e interpretação das áreas do parque e de miradouro. Foram também realizados melhoramentos nos percursos pedestres inseridos em áreas de parque, de modo a melhorar a acessibilidade e segurança, com manutenção dos trilhos, colocação de guardas e passadiços, que também permitem disciplinar a visitação, reduzindo o seu impacte.
No local das Furnas do Enxofre encontra-se uma casa de apoio que servirá de receção aos visitantes do Parque Natural. No seu interior está patente uma exposição de fotografias de paisagens e espécies do parque e um mapa com a identificação de locais de visitação.
O novo percurso pedestre “Vinhas dos Biscoitos” assenta na valorização da paisagem humanizada do Parque Natural e pretende destacar os valores socioculturais daquela zona, bem como salientar os aspetos mais importantes do ponto de vista da flora, fauna e geologia.
Com o Guia do Parque de Natural o visitante pode encontrar a informação necessária à sua interpretação, nomeadamente localização, identificação e características de locais a visitar e que espécies se podem encontrar. Será certamente um instrumento relevante para quem nos visita e para os habitantes da ilha Terceira.