O avistamento de duas crias de Galeirão-comum no Paul da Praia da Vitória, o que já não acontecia desde 1930, foi hoje anunciado pelo município como demonstração do sucesso da recuperação desta zona natural da ilha Terceira, nos Açores.
As duas crias desta ave foram avistadas na lagoa do Paul, um parque ambiental inaugurado em setembro de 2009 depois de uma intervenção de 2,5 milhões de euros que visou a sua recuperação como zona natural para aves, mas também como espaço de lazer e de atividades físicas.
O avistamento das duas crias de Galeirão-comum, as primeiras em mais de 80 anos, “confirma a importância do Paul como sítio de interesse ambiental com elevado valor para a conservação da biodiversidade”, refere a Câmara da Praia da Vitória num comunicado hoje distribuído.
Para a autarquia, trata-se também de uma “prova do sucesso do trabalho de recuperação e reabilitação daquela zona húmida no coração da cidade da Praia da Vitória”.
O Galeirão-comum (Larus michahellis atlantis) é uma espécie invernante com presença constante no Paul da Praia da Vitória, sendo uma das aves como maior ocorrência naquele local, a par da Galinha-d’Água, que é considerada o símbolo deste espaço natural.