A Rede de Percursos Pedestres Classificados dos Açores conta, a partir de hoje, com uma nova equipa de 20 elementos, que terão a seu cargo a coordenação e manutenção dos trilhos pedestres classificados existentes em todas as ilhas do arquipélago.
Vítor Fraga, que presidiu à apresentação desta equipa, salientou que os novos profissionais “terão a seu cargo o reforço da contínua vistoria, a revitalização da sinalética e a manutenção básica dos percursos, em parceria com as diversas entidades promotoras, com a Direção Regional das Obras Públicas e com a Direção Regional do Ambiente, através dos Parques Naturais de Ilha”.
“O setor turístico tem vindo, como expectável, a assumir uma importância crescente para os Açores, evidenciando uma importância estratégica cada vez maior e sendo um dos motores de desenvolvimento económico da Região”, frisou Vítor Fraga.
O Secretário Regional salientou que, “ciente desta cada vez maior importância, o Governo dos Açores, em cooperação efetiva com todos os intervenientes no setor, ou seja, através de uma conjugação plena de esforços entre público e privado, tem percorrido o caminho do desenvolvimento e promoção do Destino”, encarando “quer a promoção, quer a qualificação e valorização da oferta”, como “dois vetores fundamentais para a construção e consolidação de um destino turístico”.
Nesse sentido, frisou que o Governo dos Açores “assume uma aposta clara nestas duas vertentes, bem patentes na proposta de Plano e Orçamento para 2014”.
“O incremento contínuo e sustentado da qualidade dos nossos produtos turísticos é um objetivo para o qual trabalhamos permanentemente”, assegurou.
Vítor Fraga reconheceu que “os percursos pedestres têm assumido um papel determinante" no contexto da oferta turística dos Açores, assumindo-se mesmo como "um produto-âncora na oferta turística da Região”.
Por essa razão, considerou necessário “assegurar uma clara e eficiente manutenção dos trilhos pedestres, nomeadamente durante os meses de inverno, em que o tempo nem sempre ajuda, para que estes se mantenham em condições de serem utilizados durante todo o ano”.
Os 20 novos elementos de coordenação e manutenção da Rede de Percursos Pedestres Classificados dos Açores permitirão, segundo Vítor Fraga, “continuar a dotar esta Rede de trilhos seguros, inclusivamente revitalizando os caminhos usados noutros tempos para passagem de mercadoria e animais, usando a História a nosso favor”.
Os novos elementos ao serviço da coordenação e manutenção dos trilhos frequentam agora uma ação de formação teórica e prática que os habilitará a manter os percursos pedestres nas melhores condições.