O Secretário Regional dos Recursos Naturais revelou hoje que foi construído, na área de Gestão do Perímetro Florestal da Graciosa, um novo trilho que dá acesso a uma escarpa onde é possível a prática da escalada.
“A prática desta atividade desportiva e de lazer foi infraestruturada em colaboração com a Delegação do Desporto”, afirmou Luís Neto Viveiros durante uma visita às obras de beneficiação do Parque Florestal da Caldeira, frisando que o novo trilho é “mais uma oferta deste excelente espaço”.
O Secretário Regional revelou ainda que, tendo em vista o aumento e a qualificação das valências das reservas florestais de recreio que está a ser implantada pelo Governo dos Açores, o Serviço Florestal está a finalizar a construção de outro percurso pedestre, que vai ligar a área do lago, junto ao viveiro florestal, à Mata dos Castanheiros, que foi recentemente recuperada.
Nesta visita, inserida no programa da Visita Estatutária do Governo dos Açores à Ilha Graciosa, Luís Neto Viveiros verificou que “já é possível ver o plano de água livre, o que já não ocorria há muitos anos”, em resultado dos trabalhos de limpeza e de desassoreamento do lago.
Atualmente, está a decorrer a limpeza da área envolvente ao lago, com o objetivo de alargar a zona visitável do Parque Florestal da Graciosa, uma das 27 reservas florestais de recreio existentes no arquipélago.