Um Peixe-Lua (Masturus lanceolatus), com 1,80 metros e mais de uma tonelada de peso, deu à costa hoje de madrugada na Praia de Porto Pim, no Faial, tendo sido salvo por populares, com o apoio de biólogos da empresa Flying Sharks, instalada no Aquário de Porto Pim - Estação de Peixes Vivos, estrutura do Parque Natural do Faial.
O peixe, em bom estado de saúde, foi alimentado e recuperou no Aquário de Porto Pim, devendo ser libertado ainda hoje, numa ação conjunta do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores, do Parque Natural do Faial e da Flying Sharks, que utiliza a Estação de Peixes Vivos para aclimatação/estabulação de peixes que são enviados para aquários públicos de todo o mundo.
O Peixe-Lua é considerado o maior peixe ósseo, chegando a atingir três metros e cerca de duas toneladas, distinguindo-se pela forma circular do corpo, pouco habitual nos peixes.
Este peixe habita as zonas temperadas e quentes dos oceanos Atlântico e Pacífico e alimenta-se de águas vivas, crustáceos e pequenos peixes.
O Aquário do Porto Pim tem como objetivo primordial a promoção do conhecimento sobre o Mar dos Açores, sendo a educação e sensibilização ambientais e a recuperação de animais marinhos sensíveis, as principais missões que o Parque Natural do Faial efetua nesta unidade.