A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção Regional do Ambiente, promoveu na ilha do Pico, nos dias 23 e 24 de abril, uma ação de formação de Primeiros Socorros a Aves Selvagens.
Participaram nesta formação técnicos da Direção de Serviços da Conservação da Natureza e Sensibilização Ambiental, do Parque Natural do Pico e dos Serviços Florestais do Pico, Vigilantes de Natureza do Pico, Faial e São Jorge, da Inspeção das Pescas, da Brigada de Ambiente da SEPNA-GNR, assim como uma médica veterinária e uma especialista em aves marinhas do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, num total de 19 formandos.
Esta atividade teve por objetivo reforçar a formação técnico-científica necessária na atuação destes serviços, nomeadamente no encaminhamento e cuidado de qualquer animal ferido que seja encontrado ou entregue nos serviços por um cidadão.
O curso pretendeu também dotar destes conhecimentos os técnicos que irão colaborar mais diretamente com o futuro Centro de Recuperação de Fauna Selvagem do Pico, que está a ser preparado pela Direção Regional do Ambiente.
Recorde-se que durante a campanha SOS Cagarro, o encaminhamento e cuidado médico de aves feridas é necessário e frequente mas, ao longo de todo o ano, podem ser encontrados animais feridos devido a razões naturais ou por ação humana como, por exemplo, por atropelamento, choque contra fios elétricos e caça ilegal, entre outros.
Os formadores do curso foram o médico veterinário Ricardo Brandão e a enfermeira veterinária Daniela Costa, do CERVAS-Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, no Parque Natural da Serra da Estrela, em Gouveia.