O Governo dos Açores vai melhorar as condições de acesso à Montanha do Pico, criando uma nova área reservada para os visitantes, uma zona de apoio aos guias e uma área de estacionamento com capacidade para 44 viaturas e dois autocarros.
A apresentação pública do estudo prévio relativo à construção da zona de apoio às descidas e área de estacionamento de viaturas decorreu hoje, numa cerimónia presidida pelo Secretário Regional da Agricultura e Ambiente inserida no programa da visita estatutária à ilha do Pico.
A empreitada será lançada no próximo ano e “no primeiro semestre de 2016 teremos a obra concluída”, afirmou Luís Neto Viveiros, admitindo que, se as condições climatéricas não forem adversas, poderá ficar pronta mais cedo.
A Casa da Montanha é um ponto de paragem obrigatória na Montanha do Pico, sendo a sua principal função o registo e controlo das subidas à montanha.
Situada no sopé da Montanha do Pico, a cerca de 1.200m de altitude, oferece informação sobre a geologia, biologia, história, clima e enquadramento legal da Reserva Natural da Montanha do Pico, quer em painéis informativos, quer em formato de vídeo que pode ser visualizado no auditório.
É neste espaço que é efetuado o controlo das subidas à montanha, através de um pedido de autorização a efetuar pelos visitantes, de acordo com o regulamento em vigor.
Nos últimos anos tem-se verificado um aumento no número de visitantes que sobe a montanha e que vista a Casa, sendo atualmente o espaço exíguo para as necessidades de registo e para um adequado atendimento.
Por essa razão, foi decidido criar uma nova área reservada para os visitantes que completam a descida da Montanha, separando os fluxos de subida e de descida.