A Rocha dos Bordões, na ilha das Flores, um monumento natural com cerca de 570 mil anos, várias centenas de metros de comprimento e colunas de forma regular e geométrica com cerca de 20 metros de altura, está a ser escalada por uma equipa da associação “Os Montanheiros” no âmbito de uma operação de limpeza determinada pelo Governo dos Açores.
Esta operação, protocolada pela Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional do Ambiente, decorre da necessidade de limpar os depósitos de sedimentos e plantas que se vão acumulando entre os 'bordões' deste geossítio classificado.
Estes depósitos, além dos danos que provocam na estrutura, são também um fator de poluição visual à imponente escultura natural e 'ex-líbris' turístico das Flores, ilha que está classificada como Reserva da Biosfera.
Os interessados podem aceder a mais informações sobre o monumento natural da Rocha dos Bordões no endereço eletrónico http://www.azoresgeopark.com/geoparque_acores/geossitios.php?id_geositio=15 e sobre o Parque Natural das Flores nos endereços http://parquesnaturais.azores.gov.pt/pt/flores/parque-natural e http://siaram.azores.gov.pt/reservas-biosfera/ilha-flores/_intro.html.