Duas significativas populações de espécies endémicas raras dos Açores foram descobertas no decorrer de mais uma ação de colheita de sementes desenvolvida pelo Jardim Botânico do Faial, paralelamente a trabalhos de manutenção e monitorização ambiental executados pelos Vigilantes da Natureza.
Na freguesia dos Cedros, foi descoberta uma população de cerca de 400 plantas de Myosotis maritima, popularmente designada por ‘Não-me-esqueças’, enquanto uma população de cerca de 500 espécimes Pericallis mavifolia, conhecida por 'Cabaceira', foi descoberta na zona do aterro da Fajã, na freguesia da Praia do Norte.
A ‘Não-me-esqueças’ é uma espécie endémica em perigo de extinção, de que apenas se conhecia no Faial uma população natural, com cerca de 25 indivíduos.
Esta espécie tem vindo a ser alvo de um programa de recuperação, nomeadamente através de cultivo no Jardim Botânico e da conservação das suas sementes no Banco de Sementes dos Açores.
O Banco de Sementes dos Açores, que visa conservar a flora natural do arquipélago, tem como principal objetivo, até 2020, a conservação de 80% desta flora, com destaque para as espécies mais raras e ameaçadas.
A conservação das sementes é uma segurança para a reposição na natureza destas espécies tão importantes, na eventualidade da ocorrência de alguma catástrofe.
Na sequência do desenvolvimento de um protocolo de colheita e conservação de sementes adaptado aos Açores, estão conservadas atualmente neste banco cerca de seis milhões de sementes de 45 espécies endémicas da Região, representando 60% da totalidade das espécies endémicas dos Açores.