O Diretor Regional do Ambiente assegurou hoje que as obras de ampliação do Jardim Botânico do Faial “estão em fase adiantada de execução", acrescentando que se prevê que sejam concluídas em maio.
Hernâni Jorge falava durante uma visita às obras de ampliação daquele Jardim Botânico, que permitirão a instalação do Orquidário dos Açores e a reinstalação do Banco de Sementes dos Açores.
As intervenções em curso, orçadas em cerca de 650 mil euros, vão quase duplicar a área do Jardim Botânico do Faial, que passará dos atuais 8.000 m2 para cerca de 15.000 m2, com uma área dedicada às espécies agrícolas tradicionais e novos espaços de reprodução de habitats e zonas húmidas.
“Estas intervenções contemplam ainda a reinstalação do Banco de Sementes dos Açores, criando melhores condições para a preservação do nosso património genético, e a criação do Orquidário dos Açores, com uma área de 900 m2, que receberá uma importante coleção de orquídeas, composta por mais de 7.000 plantas de quase 800 variedades diferentes, com relevância internacional”, salientou o Diretor Regional.
“Após a conclusão dos trabalhos de construção civil, serão efetuados trabalhos de plantação, de instalação dos habitats e das estruturas informativas e interpretativas e de organização das exposições, que se prolongarão até ao outono”, acrescentou.
Hernâni Jorge destacou a importância destas intervenções para o “incremento dos projetos de conservação 'ex situ' a cargo da Direção Regional do Ambiente, no contexto de uma política efetiva de conservação da natureza e de valorização do património natural dos Açores”.