Enquadramento
A reabilitação de edifícios é uma preocupação crescente em muitos países, quer pela necessidade de melhorar o desempenho de um extenso parque construído envelhecido mas com enorme potencial de recuperação, quer pela necessidade de adaptação às novas tendências do mercado e às exigências de um desenvolvimento sustentável.
Os fenómenos de fissuração, humidade, envelhecimento de materiais e desajustamento funcional exigem técnicas e estratégias de reabilitação não estrutural que importa conhecer com detalhe.
A ação de formação será desenvolvida numa perspetiva prática de modo a facilitar a aprendizagem e a permitir que participantes com diferentes níveis de experiência possam desenvolver competências específicas neste domínio.
Neste contexto, o Laboratório Regional de Engenharia Civil, no âmbito das suas atribuições de divulgação do conhecimento, considerou oportuno promover um curso de formação teórico/prático nesta área.
Objetivos Gerais
Pretende-se que no final deste curso os formandos fiquem a conhecer a metodologia (requisitos e critérios) e a terminologia da reabilitação não estrutural de edifícios, com a necessária informação teórica, aliada a uma componente prática baseada, fundamentalmente, na apresentação e discussão de diversos casos de estudo. Os formandos deverão, também, no final da formação, saber aplicar procedimentos gerais de inspeção e registo de anomalias, com vista à preparação e acompanhamento de trabalhos de reabilitação.
Folheto do evento
Formulário de inscrição