Enquadramento
A investigação acerca dos edifícios de consumo de energia e emissões de carbono zero ou quase zero ‘Near Zero-Energy Buildings’ (NZEBs) intensificou-se, e a União Europeia publicou em 2010 a reformulação da Diretiva relativa ao Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD), cujo objetivo é garantir que em todos os Estados Membros até ao final de 2020 todos os novos edifícios sejam de necessidades quase nulas de energia, sendo a redução da energia neste domínio uma prioridade no âmbito dos objetivos 20-20. A EPBD coloca os NZEBs como a futura meta a atingir pelos edifícios e define-os como “(…)um edifício que tem um elevado desempenho energético.
Os edifícios com elevada eficiência energética especialmente atingida através de medidas passivas são indicados atualmente como fundamentais para se atingir os edifícios de consumo quase zero (NZEBs). Considera-se assim, que a introdução de medidas passivas é a metodologia mais eficaz para efetivamente contribuir para a diminuição das emissões de carbono e do consumo de energia no setor da construção em geral e em particular no dos edifícios.
A Passive House é um conceito construtivo que define um padrão eficiente, sob o ponto de vista energético, confortável, economicamente acessível e sustentável, apresentando-se como solução para os edifícios com necessidades quase nulas de energia, obrigatórios a partir de 2019, nos edifícios públicos, e 2021, nos restantes.
Com esta propósito o LREC realizará, em colaboração com a Academia Passivhaus, nos próximos dias 15, 22, 29 setembro; 6, 13, 20, 27 outubro; 3, 10, 17 novembro, o curso CERTIFIED PASSIVE HOUSE DESIGNER. O presente curso, com novidades nos módulos lecionados, encontra-se adaptado a Portugal e ao NZEB.
Este é um curso oficial do Passivhaus Institut o qual permite o reconhecimento como Certified Passive House Designer, após aprovação no exame mundial agendado para o dia 01 de dezembro de 2017.
O curso poderá ser frequentado na sua totalidade ou apenas nos dias/módulos que lhe interessem.
O curso destina-se a consultores e projetistas (arquitetos, engenheiros e engenheiros técnicos civis, engenheiros mecânicos, peritos qualificados, etc).
Objetivos Gerais
Os formandos após a frequência deste curso estarão aptos a implementar soluções Passive
House, projetar edifícios Passive House e utilizar a ferramenta PHPP. Para além disso este curso permitirá, mediante realização de exame mundial, o reconhecimento como Certified Passive House Designer.
Objetivos específicos
1. Definição de uma Passive House
2. Requisitos PH
3. Princípios básicos do projeto PH
3.1 Isolamento térmico
3.2 Envolventes estanques ao ar
3.3 Componentes exteriores transparentes
3.3.1 Valores de U da janela de acordo com EN 10077
3.3.2 Ganhos de calor pelas janelas de acordo com o PHPP
3.3.3 Impacto no conforto de Verão
4. Ventilação numa Passive House
4.1 Porque é essencial a ventilação?
4.2 Ventilação natural
4.3 Sistemas de extracção
4.4 Sistemas de extracção e insuflação de ar equilibrados com recuperação de calor
5. Princípios dos sistemas de aquecimento para Passive Houses
6. Conforto de Verão
7. Energia elétrica
8. Princípios do balanço energético (PHPP)
9. Conceitos básicos do cálculo da eficiência económica
10. Convites para concurso e adjudicação
11. Gestão da obra e garantia de qualidade
12. Informação e apoio para os ocupantes
13. Reabilitação usando componentes Passive House
14. Cálculos, quantidades, unidades
15. Edifícios não residenciais
Para efetuar a sua inscrição aceda ao formulário de inscrição, exclusivo para participantes no curso ministrado no LREC.
Para mais informações contacte a Associação Passivhaus Portugal em http://passivhaus.pt/index.html