Enquadramento e Objetivos Gerais
A crescente importância da valorização de RCD conduziu, em 2016, à elaboração do protocolo europeu que aponta para as melhores práticas na gestão destes resíduos. Contudo, este protocolo, realça que a reduzida procura dos materiais reciclados está associada à falta de confiança na sua qualidade.
Aumentar e reforçar a confiança nos materiais provenientes de RCD, é essencial ao longo de toda a cadeia de valor e requer o envolvimento das diferentes partes interessadas, desde os operadores de gestão de resíduos, às empresas de construção, aos produtores de materiais de construção e às entidades públicas a nível local, regional e nacional.
Neste contexto, revela-se fundamental a caracterização dos materiais processados a partir de RCD para assegurar a sua qualidade.
Esta ação integra-se numa política concertada de promoção da sustentabilidade do setor da construção e dos seus resíduos seguida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), enquanto Autoridade Nacional de Resíduos.
Este seminário, tem como principais objetivos:
- Importância da caracterização dos materiais reciclados a partir de RCD;
- Apresentação do Protocolo de Gestão de Resíduos de Construção e Demolição da UE;
- Apresentação das e-GAR - guias eletrónicas de resíduos
.
Destinatários
Os principais destinatários deste seminário são os operadores de gestão de resíduos e as empresas do setor da construção.
Inscrição
Este seminário é gratuito mas de inscrição obrigatória.
Será transmitido via internet, a partir do LNEC, para o auditório do LREC em Ponta Delgada.
Não haverá distribuição de documentação nem coffee-breaks.
Programa
Ficha de inscrição