NOTÍCIAS  |  COOPERAÇÃO  |  CONTACTOS  |  LINKS
Pesquisa
 
 
Feed de RSS
  icon de rss Ver o feed  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

  








  


 
 

 



 


 


<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Últimos conteúdos
 
Curso_OndasdoMar
AbrigoPortuario
RestauroArquitetónico
Fortalezas
 
Workshop: "Instabilidade de Encostas e Taludes de Natureza Vulcânica na Macaronésia"

Local:
Auditório do Laboratório Regional de Engenharia Civil, em Ponta Delgada

Transmissão via internet para:
Auditório do Serviço Regional de Estatística dos Açores, Angra do Heroísmo
Delegação da SRTT, Calheta de S. Jorge
Delegação da SRTT, Horta
Delegação da SRTT, Madalena do Pico
Delegação da SRTT, Santa Cruz das Flores
Delegação da SRTT, Vila do Porto, Santa Maria
Ecomuseu, Vila do Corvo
Serviços de Desenvolvimento Agrário, Santa Cruz da Graciosa

Data de realização:
28 de setembro de 2017, às 14horas

Organizado por:
Laboratório Regional de Engenharia Civil


Enquadramento
Macaronésia provém do grego e significa “ilhas afortunadas”. Consiste num conjunto de 4 arquipélagos localizados no oceano Atlântico, a norte, e distribuídos ao longo de uma faixa na costa africana: Açores e Madeira (República Portuguesa), Canárias (Reino de Espanha) e Cabo Verde (República de Cabo Verde).

Todos estes arquipélagos são de origem vulcânica, consistem em regiões ultraperiféricos, com fauna e flora muito semelhante e apresentam condições atmosféricas únicas durante todo o ano. Dada a sua natureza, localização geográfica e enquadramento geodinâmico, estes arquipélagos apresentam uma elevada suscetibilidade a fenómenos de instabilidade geomorfológica.

Nesse contexto, este workshop pretende apresentar dois projetos desenvolvidos no âmbito do estudo da estabilidade de taludes e monitorização de instabilidades em regiões vulcânicas.

O Projeto Decisionlarm, com o título “Desenvolvimento e implementação de um sistema de apoio à decisão para alerta e alarme a movimentos de vertente com recurso à monitorização cinemática e hidrológica e à modelação hidrológica e geotécnica” é cofinanciado pelo Feder (PO 2020). Este projeto visa a implementação de um sistema de monitorização multitécnica atualmente já instalado num deslizamento profundo que mobiliza os terrenos sobranceiros ao núcleo urbano do Lajedo, na ilha das Flores. O sistema consiste na monitorização da deformação do solo e da pressão de água, que atua ao nível do(s) plano (s) de rotura por intermédio de métodos geotécnicos (e.g. inclinómetros) e hidrológicas (e.g. piezómetros).
Como objetivo final, este sistema será utilizado no apoio à decisão para alerta e alarme ao movimento de vertente que ocorre no Lajedo, com base nos dados provenientes da monitorização e no resultado alcançado pelos modelos dinâmicos de estabilidade, considerando a variação temporal do sistema hidrológica e propriedades geotécnicas do terreno.

Já o Projeto Macastab, com o título “Bases para la Elaboración de una Guía Metodológica para la Gestión del Riesgo Natural de Inestabilidad de Laderas y Taludes de Naturaleza Volcánica en la Macaronesia”, é cofinanciado pelo Interreg Mac 2014-2020 e está a ser desenvolvido em parceria com os arquipélagos das Canárias, Madeira e Cabo Verde.
Com este projeto pretende-se elaborar um conjunto de documentos técnicos de bases metodológicas que compreendam todos os aspetos envolvidos na gestão dos riscos naturais derivados dos movimentos de vertente, nos arquipélagos vulcânicos da Macaronésia. O objetivo principal é dispor de uma ferramenta documental técnico-normativa, de maneira que cada região, atendendo às suas singularidades territoriais, sociais, administrativas e políticas, possa elaborar o seu próprio guia para a gestão deste tipo de fenómenos, adotando aqueles documentos técnicos e/ou normativos que considerem apropriados aos seus respetivos territórios,

Objetivos
Pretende-se com este Workshop dar a conhecer aos profissionais da área a existência de dois projetos de investigação em curso, no âmbito da estabilidade de taludes em regiões vulcânicas.
Serão destinatários deste evento, entre outros, engenheiros, geólogos, projetistas, empreiteiros, industriais da construção civil, técnicos na área da geotecnia, investigadores e alunos universitários e demais interessados no âmbito da problemática da estabilidade de taludes.

Folheto do evento
Ficha de inscrição



Calendário de Eventos
 
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
 

PRINCIPALSOBRE O LRECSERVIÇOSPUBLICAÇÕESLABORATÓRIOSEVENTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE