Enquadramento
Os edifícios constituem a primeira e mais importante proteção das populações em relação aos agentes atmosféricos, entre os quais a chuva e as condições de humidade e temperatura têm um papel de destaque. Ao longo dos séculos, em cada geografia e cada cultura, foram sendo encontradas soluções para garantir esta proteção, de forma eficaz e durável, mas, apesar disso, persistem muitas situações de reduzida eficácia. Por outro lado, o envelhecimento natural das construções e o modo como são usadas conduzem à sua progressiva degradação e à diminuição da sua capacidade para garantir essa mesma proteção. Colocam-se, assim, diversos desafios para que possam cumprir este seu desígnio, nomeadamente ao nível da conceção, da manutenção, do uso, da monitorização e da reabilitação.
Para além do estudo detalhado dos mecanismos de ação da água sobre as construções e dos processos de degradação e reabilitação, importa conhecer e discutir as técnicas e soluções construtivas mais adequadas nas diversas situações e, neste curso, de modo particular nos Açores.
Neste contexto, o Laboratório Regional de Engenharia Civil, no âmbito das suas atribuições de divulgação do conhecimento, considerou oportuno promover um curso de formação teórico/prático nesta área.
Objetivos
Dotar os participantes de competências que lhes permitam uma atuação técnica fundamentada no domínio da reabilitação em edifícios que apresentem anomalias devido à ação da água, incluindo a seleção crítica de métodos de intervenção e de materiais, com destaque para as questões de humidade ascensional, condensações e degradação de coberturas.
Folheto do evento
Ficha de inscrição
Cartaz