FORMAÇÃO ONLINE
Data de realização:
CANCELADO
Organizado por:
Secretaria Regional das Obras Públicas e Comunicações, através do Laboratório Regional de Engenharia Civil
Metodologia:
A ação de formação desenvolve-se em torno de um caso prático relativo a um edifício da década de 40, do século XX, construído na Vila do Caramulo, concelho de Tondela, distrito de Viseu, para desempenhar as funções de Sanatório Infantil.
A ciência encontrou novas soluções de tratamento e conseguiu erradicar ou, pelo menos, reduzir bastante a tuberculose, deixando esta enorme estância ao abandono, verificando-se, agora, um grande empenho na sua recuperação, requalificação e refuncionalização.
O edifício, todo construído em tijolo maciço, que marca profundamente a sua arquitetura e solução estrutural, esteve pensado para ser uma das primeiras obras em betão armado daquele complexo sanatorial, em que linhas retas substituiriam os arcos tão característicos das construções em alvenaria.
A partir de um extenso levantamento gráfico, fotográfico e vídeo, descobre-se e descreve-se, numa primeira fase, a arquitetura e as soluções construtivas e estruturais. Segue-se a inspeção visual detalhada, a identificação dos diferentes tipos de anomalias e a sua hierarquização. Para as principais, definem-se e discutem-se diferentes estratégias e técnicas de intervenção.
Serão também apresentadas e discutidas propostas integradas de intervenção desenvolvidas por alunos do Mestrado em Reabilitação de Edifícios da Universidade de Coimbra.
As apresentações serão intercaladas com propostas de trabalho prático individual e de grupo, online, para fomentar a participação e discussão, incluindo uma atividade final com carácter lúdico-pedagógico.
Cartaz
Ficha de Inscrição
Folheto