A Universidade da Beira Interior, através do seu Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura, sob o auspício da Sociedade Portuguesa de Geotecnia, organizou de 6 a 9 de abril, na Covilhã, o 14º Congresso Nacional de Geotecnia subordinado ao tema “Geotecnia nas Infraestruturas”.
Em consequência da intensa atividade desenvolvida no sector das infraestruturas no país nos últimos anos, dos avanços técnicos ligados à investigação geotécnica, e tendo em atenção as áreas de desenvolvimento que se vislumbram na retoma económica, a Comissão Cientifica deste Congresso escolheu como temas para o evento: Água, Energia, Transportes e Ambiente.
Associadas a este Congresso, realizaram-se ainda, a 7 de abril, as 4as Jornadas Luso-Espanholas de Geotecnia sob a temática “Geotecnia em obras de Reabilitação, Reparação e Manutenção”. A organização pretendeu assim dar um contributo fundamental para o aprofundamento da colaboração científica entre os geotécnicos portugueses e espanhóis que trabalham e se dedicam a esta área das ciências da engenharia.
Nos referidos eventos, para além das comunicações apresentadas pelos participantes, foram ainda proferidas um conjunto de palestras por convidados nacionais e internacionais de reconhecido mérito.
O programa do Congresso compreendeu ainda uma Exposição Técnica com uma elevada participação de expositores.
O LREC fez-se representar neste 14º Congresso de Geotecnia com uma equipe de três Técnicos Superiores que apresentaram dois trabalhos de investigação desenvolvidos nesta instituição, inseridos no tema Ambiente, nomeadamente:
- “Contribuição para a caracterização geotécnica dos piroclastos traquíticos (pedra pomes)” da autoria de Filipe Marques, Paulo Amaral, Ana Malheiro e Catarina Amaral
- “Contribuição para a caracterização química dos piroclastos de natureza basáltica” da autoria de Catarina Amaral, Ana Malheiro, Paulo Amaral, e Filipe Marques.
O LREC também marcou presença na Exposição Técnica com um stand onde foi apresentada a atividade desenvolvida neste Laboratório bem como foi exibida uma coleção dos diversos materiais geológicos de natureza vulcânica existentes no arquipélago dos Açores.
Para além da divulgação da atividade técnica e científica desenvolvida pelo LREC, esta participação serviu também servir para sensibilizar os participantes, palestrantes, organizadores e diversas entidades presentes para o potencial dos Açores enquanto local privilegiado para a organização de eventos deste tipo. Uma vez que o 15ª Congresso vai ser realizado no Porto o LREC pretende candidatar-se à realização do 16º Congresso Nacional de Geotecnia a realizar em 2018.