Encontra-se em curso a revisão / atualização do ‘Catálogo de materiais endógenos ou produzidos e transformados na Região Autónoma dos Açores’, publicado em 2013. O Governo Regional dos Açores entende que a relevância da existência deste catálogo leva a que o mesmo necessite de ser atualizado periodicamente, por forma a contemplar novos materiais e novas ideias de utilização que, entretanto, vão surgido. Essa tarefa foi atribuída ao Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), a qual já se encontra numa fase final de conclusão.
No âmbito dos trabalhos efetuados, foi considerado da maior importância auscultar previamente as entidades mais representativas das empresas que produzem e/ou comercializam produtos que se enquadram (ou possam vir a sê-lo) neste catálogo, bem como entidades representativas dos principais utilizadores (na qualidade de projetistas).
O objetivo foi, e continua a ser, obter contributos no sentido de se poder vir a contemplar de um modo mais exaustivo e pormenorizado todos os produtos fabricados e/ou transformados em cada uma das nove ilhas dos Açores, se possível, com referências sobre o seu comportamento quando utilizados.
Estes contatos institucionais não invalidam a participação direta dos produtores, comerciantes, projetistas e utilizadores em geral. Pelo contrário, a sua participação é muito bem-vinda, reconhecendo-se nela uma mais-valia proveitosa para todos, sobretudo para o interesse e utilidade do catálogo, mas também para os próprios.
Neste sentido, faz-se aqui um apelo público para a recolha de todo o tipo de contribuições que forem entendidas como valorizadoras do interesse e funcionalidade daquele Catálogo.
Atendendo a que o prazo de conclusão deste processo de revisão / atualização está fixado para finais do próximo mês de junho, o LREC agradece que lhe façam chegar, por qualquer via, mas preferencialmente para o email: [email protected] , todos os elementos que considerarem ajustados ao fim em vista, até final do próximo mês de fevereiro.
Recorda-se que o ‘Catálogo de materiais endógenos ou produzidos e transformados na Região Autónoma dos Açores’, pretende ser um documento orientador e guia para a possível utilização dos materiais de construção que são disponibilizados nos Açores e que resultem da aplicação ou transformação de materiais/produtos endógenos da RAA, referenciando as principais características e utilizações dos mesmos. Tem como objetivo incrementar a dinâmica das empresas e comerciantes regionais no domínio dos produtos aplicados na construção civil.