A principal atividade da ULG consiste na realização de ensaios laboratoriais e de campo na área da geotecnia, nomeadamente na caracterização de solos e agregados.
Os serviços prestados pela ULG têm como destinatários, donos de obra, aquando da caracterização dos materiais de fundação de estruturas existentes ou a construir, podendo nestes casos avaliar as suas caraterísticas e desempenho “in situ”, bem como efetuar a sua caraterização tendo em vista a possibilidade destes poderem ser reutilizados, ou de ser melhorado o seu desempenho. Nessa sequência, a ULG pode também intervir em fase de obra, por solicitação do dono de obra ou do empreiteiro, para controlar o modo de aplicação dos mesmos.
No que respeita aos agregados, a ULG realiza a maioria dos ensaios de caraterização geométrica, física e mecânica, necessários para a marcação CE. Esta caracterização é feita para avaliar a adequabilidade da utilização destes produtos de construção endógenos, quer como material de construção por si mesmo, quer como matéria-prima na produção doutros materiais.
Para além desta valência de aplicação mais direta, a ULG também se dedica à investigação aplicada às especificidades regionais, nomeadamente à caraterização dos materiais existentes no arquipélago (ex. Piroclastos Traquíticos (Pedra Pomes); Basálticos (Bagacinas) e diversos solos (cinzas alteradas, paleosolos, depósitos de vertentes (alterados), escoadas piroclásticas não consolidadas e solos residuais).