principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Administração
Agricultura e Floresta
Ambiente
Ciência e Tecnologia
Comércio
Comunidades
Cooperativismo
Cultura
Desporto
Direitos
Educação
Eleições
Emprego
Encerrar uma empresa
Energia
Estatística
Estatísticas e indicadores
Financiamentos e incentivos
Habitação e Equipamentos
Impostos
Incentivos
Indústria
Informação Empresas
Iniciar uma empresa
Inspecção Económica
Juventude
Lazer e Utilidades
Legislação
Licenciamentos
Pescas
Protecção Civil
Saúde
Segurança Social
Transportes
Turismo

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Angra do Heroísmo , 17 de Abril de 2020

Ensino à distância arranca segunda-feira nos Açores

O ensino à distância arranca nos Açores na segunda-feira, 20 de abril, e durante todo o 3.º período letivo, através de uma estratégia regional que conjuga, por um lado, o Sistema de Gestão Escolar (SGE) já existente e implementado em todas as Unidades Orgânicas do sistema educativo regional, com as emissões televisivas “Aprender em Casa”, do canal RTP/Açores, para complemento curricular.

 

Para garantir que todos os alunos dos Açores tenham acesso aos conteúdos curriculares do 3.º período, o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação e Cultura, pela Direção Regional da Educação, fez um levantamento exaustivo, por agregado familiar, para identificar as necessidades existentes no que diz respeito ao acesso a computadores e à Internet.

 

Depois de identificadas as necessidades, as Unidades Orgânicas distribuíram, a título de empréstimo, ao longo desta semana, cerca de 2.000 computadores portáteis pelos agregados familiares que deles não dispunham.

 

No que se refere à Internet, e através da Direção Regional das Obras Públicas e Comunicações, o Governo dos Açores alargou o contrato de comunicações móveis aos alunos, sendo que serão distribuídos ao longo da próxima semana os equipamentos necessários para os agregados familiares que não dispõem de acesso à Internet.

 

Desta forma, o Governo dos Açores trabalhou numa estratégia para garantir que, de Santa Maria ao Corvo, todos os alunos dos Açores terão acesso quer a equipamentos portáteis, quer a Internet, condições essenciais para que os alunos e os encarregados de educação possam aceder à plataforma do SGE.

 

Na plataforma SGE foi introduzido um conjunto de ferramentas e alterações que permitem a interatividade à distância entre docentes e alunos, nomeadamente o Mural “Estuda em Casa”, o qual permite que docentes e alunos publiquem e partilhem documentos, imagens, fichas de trabalho, links de vídeos e/ou apresentações, entre outros, desta forma possibilitando uma dinâmica de comunicação que, não substituindo o ‘normal’ contexto da sala de aula, aproxima sobremaneira os agentes educativos e esbate barreiras físicas entre docentes e alunos.

 

Para além da gestão institucional do SGE, a qual já permitia a introdução de faltas, sumários, dados dos alunos, documentação, entre outros atos de gestão, o Sistema da Direção Regional da Educação oferece também, para além da componente mural, um vasto conjunto de conteúdos, jogos, desafios e concursos, permitindo assim que os docentes possam orientar à distância as atividades propostas aos alunos e acompanhar as suas aprendizagens.

 

O “Estuda em Casa” disponibiliza um grande número de conteúdos curriculares, do pré-escolar ao secundário, e conta também com uma integração intuitiva com os conteúdos da REDA – Recursos Educativos Digitais Abertos, permitindo não só a utilização de conteúdos disponíveis, como também a introdução de novos conteúdos por parte dos docentes para trabalho nas suas turmas.

 

A componente “Estuda em Casa” do SGE permite também o agendamento de aulas em videoconferência entre docentes e alunos, de acordo com os horários definidos pelas escolas para o 3.º período nos seus Planos de Ensino à Distância, assim como o agendamento de reuniões de conselhos de turma ou de grupos de docência também em videoconferência.

 

Os Planos de Ensino à Distância foram elaborados por cada Unidade Orgânica e submetidos para validação até 13 de abril, com base em orientações enviadas Direção Regional da Educação, plasmadas num documento intitulado “Orientações para o Desenvolvimento do Ensino à Distância (E@D)”, o qual fornece pistas sobre os princípios do Ensino à Distância a serem observados nesta altura, assim como o modo de operacionalização do ensino à distância, quer numa vertente de gestão, quer numa vertente de docência.

 

Para além da componente online da estratégia do Governo dos Açores, a DRE emite, na RTP/Açores, conteúdos curriculares preparados pela equipa Prof DA de Matemática, referentes a todos os anos do 1.º Ciclo, bem como atividades direcionadas às crianças em idade pré-escolar.

 

O espaço disponibilizado no canal público regional, de apoio ao trabalho dos educadores de infância e dos docentes do 1.º Ciclo, terá um horário de segunda a sexta-feira, das 11h00 às 13h00.

 

Assim, a solução que o Governo dos Açores avançou, em parceria com a RTP/Açores, foi de complementar uma estratégia digital e online, concretizada nas novas funcionalidades do SGE, com a televisão, na qual serão emitidos programas que oferecem conteúdos de Matemática e Expressões (1.º Ciclo) e de atividades destinadas às crianças da educação pré-escolar.

 

Desta forma, do pré-escolar ao secundário e de Santa Maria ao Corvo, o Governo dos Açores oferece uma solução composta que não deixa nenhum aluno para trás e que permite aos agentes educativos do sistema regional munirem-se de ferramentas para, da melhor forma possível, fazer face às contingências provocadas pela pandemia de COVID-19.


GaCS/SREC
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  20.7869.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal