principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 18 de Dezembro de 2019

Certificação da Base das Lajes para uso civil teve “efeitos eminentemente operacionais”, garante Ana Cunha

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas assegurou ontem que o processo de certificação para uso civil da Base das Lajes “é uma certificação que foi conseguida após um longo processo negocial” e que “tem efeitos eminentemente operacionais”.

 

Ana Cunha lembrou que aquela “é uma base militar”, que “não vai deixar de ser” mas “tem um uso civil e esse uso civil é que tem que ser potenciado e aumentado, para trazer cada vez maior operacionalidade e melhores resultados para os Açores e para a Terceira”.

 

Ouvida na Comissão de Economia da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, a titular da pasta dos Transportes salientou que, com esta certificação “houve uma definição muito clara do que é que são as responsabilidades de cada um dos intervenientes, nomeadamente Força Aérea e Aerogare Civil das Lajes”, exemplificando que, “por exemplo, uma autorização que poderia ter de ser feita aos militares, com 72 horas de antecedência, neste momento, a Aerogare Civil tem competência para decidir sozinha”.

 

Para a Secretária Regional, há, assim, “efeitos operacionais muito significativos e foi isso que se ganhou com o processo de certificação que, aliás, foi prometido por outros Governos e foi conseguido por este”.

 

Em relação à hipótese já adiantada, por diversas vezes, de maximizar a exploração da Aerogare Civil das Lajes, “no sentido de potenciar uma infraestrutura única, que é única na nossa Região, esse trabalho tem que ser feito em conjunto com a promoção do destino Terceira, com a promoção do Destino Açores e esse é um trabalho que está em curso”, garantiu Ana Cunha.

 

“Já houve várias abordagens, no sentido de tentar ver qual é o interesse e qual será a possibilidade de, em vez de a Aerogare Civil das Lajes estar integrada no Governo dos Açores, como foi aliás, imposição para a sua utilização civil, haver uma entidade, cujo objeto comercial, objeto principal, seja a exploração de uma infraestrutura aeroportuária, e tenha a capacidade e o interesse de assumir essa gestão. Isso é um trabalho que está em curso por parte da Direção Regional dos Transportes”, adiantou a Secretária Regional, acrescentando que “já houve alguns contatos, nomeadamente com aquele que seria o parceiro natural, que é a ANA/Vinci, no sentido de aferir essa possibilidade”.

 

Este “é um trabalho que tem estado a ser desenvolvido”, frisou, adiantando que “paralelamente, há também um trabalho grande de desenvolvimento do destino e faz parte dessa promoção do destino, a promoção da infraestrutura” aeroportuária.

 

 


GaCS/HB
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.12.17-SRTOP-CE ACL(1).mp3 2019.12.17-SRTOP-CE ACL(2).mp3   19.7161.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal