Artigo sem Imagem
Nota de Imprensa
24 de Fevereiro 2025 José Manuel Bolieiro destaca parceria do Governo dos Açores com as Forças Armadas O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu hoje em audiência de apresentação de cumprimentos o novo Comandante Operacional dos Açores, Tenente-General César Paulo da Silva Rodrigues. O líder do governo açoriano destacou o conhecimento que o Tenente-General possui sobre o arquipélago, sublinhando a sua experiência prévia na Base Aérea n.º 4, nas Lajes, e o seu envolvimento em diversas iniciativas de cariz militar e científico. O governante reforçou a importância da cooperação entre o Governo dos Açores e as Forças Armadas, considerando-as "verdadeiros parceiros" na proteção e no apoio às populações em diversas áreas. "Temos nas Forças Armadas Portuguesas nos Açores verdadeiros parceiros", afirmou Bolieiro, reconhecendo o papel fundamental desempenhado pelos militares nos três ramos das Forças Armadas em missões de segurança e defesa, mas também de proteção civil e colaboração com a população. José Manuel Bolieiro sublinhou ainda a relevância estratégica dos Açores no contexto nacional e europeu, apelando a um reforço da presença militar na Região. "O futuro impõe novos desafios de um reposicionamento, através da dimensão que os Açores acrescentam ao país e à União Europeia, pela via marítima e aérea. E as questões de segurança e defesa que tudo isso acarreta", salientou. O Tenente-General César Paulo da Silva Rodrigues traz uma vasta experiência ao cargo, tendo liderado a Base Aérea n.º 4 entre 2016 e 2018, onde esteve envolvido em importantes missões de evacuação, busca e salvamento, bem como na articulação com as forças dos Estados Unidos. O militar também desempenhou funções na Assembleia da República, como Assessor Militar na Comissão Parlamentar de Defesa Nacional, nos últimos três anos.
camera detail
more
Audiência à nova Comandante do Comando Territorial da GNR
Nota de Imprensa
24 de Fevereiro 2025 José Manuel Bolieiro recebeu nova Comandante do Comando Territorial da GNR O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu hoje em audiência a Coronel Cláudia Santos, Comandante do Comando Territorial dos Açores da Guarda Nacional Republicana (GNR), numa visita de apresentação de cumprimentos. O líder do executivo açoriano deu as boas-vindas à oficial e reafirmou a disponibilidade do Governo dos Açores para colaborar no desempenho das funções da GNR no arquipélago. “A GNR tem um papel fundamental no apoio às populações açorianas, e o Governo dos Açores reconhece e valoriza esse compromisso", sublinhou José Manuel Bolieiro. A Coronel Cláudia Santos conta com uma vasta carreira na GNR, tendo desempenhado diversas funções de relevo, incluindo a assessoria ao General Comandante-Geral da Guarda, cargos de comando no Comando Territorial de Lisboa e funções ligadas ao ensino e às relações internacionais da instituição. O seu percurso inclui ainda a liderança de destacamentos de trânsito e a participação na EUROGENDFOR, a força europeia de gendarmeria. Por sua vez, a nova Comandante do Comando Territorial dos Açores destacou a importância da cooperação institucional para o sucesso da missão da GNR na Região. A oficial soma 10 louvores e 13 condecorações atribuídas por entidades nacionais e estrangeiras, reconhecendo o seu mérito e dedicação ao serviço.
camera detail
more
Termas do Carapacho
Nota de Imprensa
24 de Fevereiro 2025 Governo dos Açores adjudica concessão e exploração das Termas do Carapacho O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública e da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, acaba de adjudicar a concessão de exploração do recurso hidromineral e geotérmico do Carapacho e do direito de utilização do edifício das Termas do Carapacho à proposta apresentada pela Verde Similar Termas, Lda. A concessão, segundo o caderno de encargos, será pelo prazo de 20 anos, podendo ser prorrogado por cinco anos até ao limite de 30 anos, desde que o concessionário cumpra as obrigações legais e contratuais a que se encontra adstrita. Ainda de acordo com o caderno de encargos, o concessionário terá de pagar ao Governo dos Açores uma compensação anual que deverá ser correspondente a, pelo menos, 2% do resultado líquido da exploração, mas nunca inferior a quatro mil euros anuais. Refira-se que as Termas do Carapacho estão localizadas num dos mais emblemáticos locais da ilha Graciosa e destacam-se como um dos recursos mais significativos da oferta turística regional, mais precisamente na área do turismo de saúde e bem-estar. Segundo a Secretária Regional da tutela, Berta Cabral, o grande objetivo do Governo dos Açores, ao concessionar aquele espaço é fazer das termas do Carapacho “uma âncora do turismo termal e de bem-estar nos Açores, com tratamentos de saúde e não se destinando o equipamento apenas a bem-estar e spa”. Berta Cabral sublinha a importância daquelas termas, sobretudo tendo em vista um maior desenvolvimento da atividade turística na Graciosa. Aliás, a governante refere mesmo que as Termas do Carapacho “constituem um elemento diferenciador do setor na ilha Graciosa”. “Estas termas têm estado a funcionar com intervenção direta do Governo dos Açores e não é isso que nós queremos. Queremos, sim, que sejam uma oportunidade para o empreendedorismo no subsector do turismo termal e de bem-estar na Graciosa e nos Açores”, conclui.
more
Declarações
Nota de Imprensa
24 de Fevereiro 2025 Governo dos Açores investe nos Cuidados Continuados na ilha Terceira Já foi lançado o concurso para a ampliação da Unidade de Cuidados Continuados e Integrados Lar Dom Pedro V, na Praia da Vitória. O investimento, no valor de 1,7 milhões de euros, trará uma capacidade acrescida de dez camas àquela unidade, passando a acolher 22 camas, um número que, considera Mónica Seidi, Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, será “uma ajuda significativa no combate às listas de espera nesta área específica dos cuidados à população, em particular junto de uma população cada vez mais envelhecida e que necessita de cuidados específicos, conforto e dignidade”. Note-se que nestas instalações estarão incluídas camas em quartos individuais, preparados com oxigénio canalizado, para cuidados paliativos. Além disso, haverá uma estrutura de reabilitação, dois gabinetes médicos e uma enfermaria, bem como uma sala de convívio.  Mónica Seidi afirma, a propósito deste lançamento que “o investimento nas pessoas tem sido uma aposta contínua do Governo Regional, e para quem está em situação debilitada esta preocupação é ainda maior”. O concurso tem como critério de adjudicação a proposta economicamente mais vantajosa, na modalidade “Multifator”, sendo o prazo de execução de 330 dias. Todas as informações podem ser encontradas em https://jo.azores.gov.pt/#/ato/e6d24de1-04dd-400a-9f9e-15a9cd768c09
more
Bandeira dos Açores
Nota de Imprensa
24 de Fevereiro 2025 Comitiva dos Açores representou Região no Corta-Mato Escolar Nacional 2025 Coimbra acolheu a Fase Nacional do Corta-Mato Escolar, uma das competições mais importantes do Desporto Escolar nacional. O evento, realizado na Praça da Canção, contou com a participação de 1.000 alunos, acompanhados por 300 professores e 130 alunos voluntários, incluindo a comitiva da Região Autónoma dos Açores, que marcou presença com grande entusiasmo e espírito desportivo. A comitiva açoriana foi composta por alunos e docentes de várias ilhas do arquipélago, representando diferentes escolas. Entre os participantes estavam alunos, dos 11 aos 17 anos, dos escalões infantil B, iniciados e juvenis, incluindo atletas com limitações funcionais (LF), que também participaram nas competições. A comitiva contou com dezassete alunos de treze escolas da Região, e foi acompanhada por quatro professores das ilhas Flores, Pico, Graciosa e São Miguel. No evento, foram alcançadas quatro medalhas por alunos dos Açores: - 1.º lugar - Horácio Bravo – escalão Infantil B (LF) - EBS Flores - 2. º lugar - Lara Pereira - escalão Infantil B (LF) - EBS Flores - 3. º lugar - Ana Melo - escalão Iniciados Feminina (LF) - EBS Graciosa - 3.º lugar - Diogo Agrelos - escalão Juvenil Masculino (LF) - EBS Graciosa A participação da comitiva açoriana no Corta-Mato Escolar Nacional 2025 reforça o compromisso da Região Autónoma dos Açores com o desenvolvimento do desporto escolar e com a promoção de valores como o espírito de equipa, a inclusão e o intercâmbio cultural. Este evento foi mais uma oportunidade para os jovens açorianos demonstrarem o seu talento, determinação e orgulho em representar as suas escolas e ilhas no cenário desportivo nacional.
more
HomeMapPortlet