Diretora Regional dos Assuntos Europeus afirma que todos se devem comprometer no combate e mitigação das alterações climáticas
A Diretora Regional dos Assuntos Europeu afirmou, em São Miguel, que as alterações climáticas são “um desafio de todos” e apelou a que cada um “assuma o seu papel e o compromisso na mudança comportamental necessária ao seu combate e mitigação”.
“Qualquer ação, estratégia ou política só fará realmente sentido e só terá um verdadeiro efeito se cada um compreender os objetivos e se mobilizar em torno deste desafio de sustentabilidade”, frisou Célia Azevedo, que falava sexta-feira aos alunos da EBI de Água de Pau.
Na sua intervenção na sessão 'As Alterações Climáticas - um desafio para a Europa', a Diretora Regional apontou diversas iniciativas em curso a nível europeu, como o Pacto Ecológico Europeu, que se refere ao clima, à economia circular, à poluição zero e à biodiversidade, ou o Fundo para a Transição Justa’, assinalando também o compromisso do Governo dos Açores nesta matéria, que se traduz em iniciativas como o Programa Regional para as Alterações Climáticas, a promoção da utilização de energias renováveis, a mobilidade elétrica e a certificação dos Açores como Destino Turístico Sustentável.
Célia Azevedo referiu ainda a situação muito particular, neste contexto, das Regiões Ultraperiféricas, recordando, como exemplo, o furacão Irma que, em setembro de 2017, deixou um rasto de destruição na Região de Saint-Martin, e o furação Lorenzo, que atingiu os Açores em outubro de 2019.
Nesse sentido, relembrou a importância de “alertar para a necessidade de que as especificidades destas regiões - como a sua vulnerabilidade a fenómenos naturais extremos ou as condicionantes à sua acessibilidade - sejam conhecidas e consideradas no quadro europeu”.
Para a Diretora Regional, esta sessão, organizada pelo Clube Europeu da EBI de Água de Pau, no concelho da Lagoa, reforçou a importância de iniciativas como o projeto Eco-Escola, no âmbito do qual se deslocaram a Madrid 12 alunos e quatro professores, ou do projeto para a elaboração do Manifesto pelo Clima 2020, que está a ser preparado por este Clube Europeu.
“É essencial que este tipo de projetos tenha efeitos multiplicadores, tanto na comunidade escolar como na comunidade onde se insere a escola”, afirmou Célia Azevedo.