principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

San Pablo , 25 de Março de 2019

Valorização da língua portuguesa na diáspora é “essencial”, afirma Diretor Regional das Comunidades

O Diretor Regional das Comunidades afirmou, nos Estados Unidos da América, que é “essencial“ o trabalho de valorização da língua portuguesa na Califórnia, desenvolvido pela Luso American Education Foundation junto da diáspora.

 

“Após mais de meio século de atividade em prol da língua e cultura portuguesas neste Estado, congregando as escolas comunitárias, o ensino regular e as universidades, constatamos que esta missão não se circunscreve apenas à aprendizagem”, frisou Paulo Teves, destacando a importância das inúmeras atividades de cariz cultural junto da comunidade, “em especial dos mais jovens”.

 

O Diretor Regional, que falava domingo na cerimónia de entrega de prémios da 43.ª Conferência Anual da Luso-American Education Foundation, que decorreu nas instalações da Irmandade do Divino Espírito Santo de San Pablo, sublinhou ainda ser importante que “a realização destas iniciativas aconteçam não apenas no mundo académico, mas também aliando o associativismo comunitário que, ao complementar e diversificar os programas, dá uma maior abrangência”.

 

“As homenagens que se prestaram nesta edição, em especial aos dois jovens açor-descendentes Bruna Ferreira e David Garcia, são prova de que, mesmo nascendo neste país, se pode conciliar as suas responsabilidades profissionais, a aprendizagem da língua portuguesa, com a vontade de honrar a terra de origem dos seus pais e participar de forma ativa na preservação da nossa identidade”, afirmou.

 

Paulo Teves defendeu ainda a importância das universidades, em especial as que estão sediadas em comunidades portuguesas, “acompanharem a sua dinâmica e serem parceiras, aproveitando o potencial das mesmas, não apenas na manutenção da língua portuguesa, mas como complemento à oferta académica”.

 

Na edição deste ano, subordinada ao tema 'Transmarginilidades: o Português Global', que decorreu na Universidade da Califórnia – Berkeley, a Direção Regional das Comunidades foi uma das instituições homenageadas pelo apoio concedido há vários anos, não apenas à organização desta conferência, mas também aos diversos projetos desenvolvidos no Estado da Califórnia junto de vários estabelecimentos de ensino, bem como nos diversos intercâmbios de estudantes que têm visitado o arquipélago.

 

Na ocasião, o Diretor Regional disse que é através das parcerias com as diversas organizações da diáspora que se conseguem atingir os seus objetivos de terem “uma sempre maior participação da comunidade na defesa e promoção da língua portuguesa”, considerando também que, "quanto mais falantes de Português existirem na Califórnia, em concreto, e na diáspora, em geral, maior será o reconhecimento da nossa comunidade”.

 

“É essencial que exista um diálogo permanente entre as instituições, potenciando o que de melhor cada uma tem, sempre na perspetiva que todas se complementam e podem acrescentar valor às inúmeras iniciativas que desenvolvem”, frisou.

 

Fundada em junho de 1963 por um grupo de cidadãos de origem portuguesa, a Luso American Education Foundation, instituição sem fins lucrativos, tem com missão principal a preservação, promoção e divulgação da língua e cultura portuguesas na Califórnia, realizando, desde 1975, uma conferência anual, que junta diversas organizações, professores e alunos de vários níveis de ensino de português daquele Estado, bem como investigadores e escritores portugueses.

 

Ao longo de várias décadas, tem atribuído bolsas quer para formação de professores de língua portuguesa, quer de estudo a alunos luso descendentes nos Estados Unidos da América, tendo, nos últimos anos, realizado um campo de férias dirigido a jovens da comunidade portuguesa com o objetivo de incrementar o seu ingresso no ensino superior.


GaCS/DRCom
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  19.4850.jpg 19.4851.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal