principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 22 de Setembro de 2020

Governo dos Açores realiza dois novos cursos de Guias de Parque Natural para profissionais de informação turística

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo adiantou hoje que a Direção Regional do Ambiente vai realizar dois novos cursos de Guias de Parque Natural, dirigidos, preferencialmente, a profissionais de informação turística.

 

Os cursos terão lugar na ilha de São Miguel, entre 2 de novembro e 7 de dezembro, em horário pós-laboral e com um limite de 20 vagas para cada curso.

 

“O principal objetivo é o de valorizar o conhecimento das áreas protegidas e os serviços prestados por estes profissionais, que conduzem grupos de visitantes a essas zonas, e melhorar a qualificação dos recursos humanos ao serviço do turismo ativo da Região, potenciando o desenvolvimento de um turismo de natureza sustentável”, frisou Marta Guerreiro.

 

Estes cursos, com a duração de 117 horas, são homologados pela Direção Regional de Emprego e Qualificação Profissional, abrangendo vertentes como comunicação, técnicas de socorrismo e resgate, conhecimentos sobre património natural e histórico-cultural, noções de turismo e orientação no terreno.

 

“Nos últimos quatro anos organizámos 19 cursos de Guias de Parques Naturais em todas as ilhas, que abrangeram 347 formandos”, salientou a Secretária Regional.

 

Marta Guerreiro falava, em Ponta Delgada, na sessão de abertura da formação 'Avifauna e observação de aves para guias de informação turística', mais uma ação promovida pelo Governo dos Açores com o objetivo de reforçar o "conhecimento sobre a biodiversidade e a preservação do património natural".

 

“O nosso objetivo é que iniciativas como esta permitam que o trabalho seja desenvolvido em proximidade com a comunidade, para que, em conjunto, possamos manter uma política que contribua para que os Açores sejam cada vez mais reconhecidos pelo seu elevado nível de qualidade ambiental e pelo potencial dos seus recursos”, realçou.

 

Para a Secretária Regional, esta formação permite dotar os participantes “do conhecimento e das ferramentas necessárias para o desempenho das atividades, transmitindo aos turistas informações sobre o património natural dos Açores e as especificidades e singularidades da observação de aves”.

 

“Com este tipo de iniciativas, pretendemos contribuir para fortalecer um dos nossos objetivos estratégicos – exatamente a qualificação do destino - através da formação e da disponibilização de técnicos habilitados a desenvolver a atividade de animação turística de observação de aves”, sublinhou.

 

Na ocasião, Marta Guerreiro salientou que os Açores “devem posicionar-se, cada vez mais, como um palco para este tipo de produto turístico”, o Birdwatching, principalmente pela sua “situação geográfica, a meio caminho entre a América e a Europa, que faz com que a Região seja o primeiro ponto de paragem de diversas aves nos seus fluxos migratórios entre os continentes e, como tal, um local privilegiado para os primeiros avistamentos”.

 

“Associado a este facto, temos a riqueza da avifauna e a singularidade e a beleza das nossas paisagens, que são condições ímpares para o desenvolvimento de iniciativas e de operações turísticas que podem oferecer programas com mais este produto de natureza”, frisou a Secretária Regional.


GaCS/HMB
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2020.09.22-SREAT-CursoAvifauna.mp3   20.8800.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal