principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Lisboa , 15 de Fevereiro de 2020

Abordagens regionais são mais eficazes na gestão dos oceanos e dos seus recursos, afirma Gui Menezes

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou, em Lisboa, que os oceanos e os serviços dos seus ecossistemas para a humanidade são “demasiado importantes para os ignorarmos”.

 

“Infelizmente, os oceanos estão sobre grande pressão e estão a mudar, e as consequências só podem ser dramáticas”, frisou Gui Menezes, salientando que é preciso “mais cooperação, mais ciência e mais conhecimento”.

 

O Secretário Regional falava num painel dedicado à ‘Economia do Mar, Desenvolvimento Sustentável e Governança dos Oceanos’, no âmbito do evento ‘A Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável da ONU’ que decorreu na Academia das Ciências de Lisboa.

 

“Se pensarmos nas alterações climáticas e nas suas consequências ao nível da acidificação dos oceanos, do aumento das temperaturas e da diminuição do oxigénio, na poluição e no lixo marinho, na sobre-exploração de recursos, na pesca ilegal não reportada e não regulada, na diminuição da biodiversidade e na degradação dos habitats e ecossistemas, erosão costeira e nas ameaças às populações ribeirinhas, facilmente nos apercebemos que são necessárias abordagens a diferentes escalas, nomeadamente a nível local, regional e global”, afirmou Gui Menezes.

 

Neste sentido, considerou “fundamentais” as organizações regionais de gestão das pescas, “muitas delas fruto de iniciativas das Nações Unidas, que são organizações na interface ciência/política que reúnem um conjunto de países interessados numa determinada área do oceano”.

 

“Em 2018 estavam instituídas cerca de 40 organizações, cobrindo já uma vasta área do oceano”, referiu, acrescentando que estas organizações “deveriam alargar as suas áreas de trabalho para além das pescas, nomeadamente para a poluição marinha, a biodiversidade e a recolha de dados, entre outras”.

 

Segundo o Secretário Regional, “as abordagens regionais são mais eficazes” no que respeita à “gestão eficiente dos oceanos e dos seus recursos, e dos interesses económicos numa determinada área”.

 

“Estas organizações serão fundamentais na gestão dos mares situados para além das zonas jurisdicionais”, sublinhou, lembrando que “cerca de 60% dos oceanos corresponde a alto mar fora das jurisdições nacionais, o que coloca muitos desafios”.

 

Na sua intervenção, Gui Menezes sublinhou que os Açores, “enquanto região insular, com uma das maiores ZEE da Europa, têm um contributo a dar e têm de tomar medidas responsáveis, à sua escala”.

 

Neste sentido, referiu que a Região “reconhece importância” a iniciativas como a Década dos Oceanos ou como a Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que vai decorrer, em junho, também em Lisboa.

 

“Especialmente marcante é a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, lançada em 2015, e, em particular, o Objetivo 14, referente aos Oceanos”, disse, frisando que “os Açores estão comprometidos a fazerem a sua parte”.

 

Gui Menezes realçou “a importância” da ciência e do conhecimento para “uma boa governação” dos oceanos e deu alguns exemplos das políticas de governação para o mar que estão em curso nos Açores.

 

O governante apontou o "pioneirismo” da Região na criação de áreas de proteção marinha, na implementação de medidas precaucionárias nas pescas, na adoção de novos modelos de gestão de quotas “mais racionais”, na valorização do pescado, para um maior rendimento com menos capturas, ou ainda na aposta na formação profissional e na escolarização dos marítimos açorianos.

 

Na sua intervenção, o Secretário Regional referiu ainda a decisão do Governo dos Açores de proteger 15% do mar açoriano nos próximos anos, com o apoio das fundações Oceano Azul e Waitt.

 

“Este é um projeto ambicioso que será suportado na melhor ciência possível e envolverá a sociedade açoriana”, disse, acrescentando que esta iniciativa “pretende contribuir para a sustentabilidade da pesca, proteger a biodiversidade, e promover a conservação do nosso património natural marinho único”.

 

“Este projeto, o ‘Blue Azores’, está alinhado com as metas internacionais no que respeita à proteção dos oceanos, e é um compromisso de futuro para com as novas gerações de Açorianos”, frisou.

 

O evento ‘A Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável da ONU’ contou com a presença dos principais players nacionais da Ciência do Oceano para debater a forma como a ciência ligada ao mar pode contribuir para o desenvolvimento sustentável e para a Agenda 2030.


GaCS/GM
 
 
 
 
 
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal