principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 21 de Setembro de 2020

Já há empresas açorianas a competir no mercado global e a tirar partido do trabalho em rede do AIR Centre, afirma Diretor Regional da Ciência e Tecnologia

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia afirmou hoje que, por toda a Região e em diferentes áreas, estão a ser testados projetos-piloto e protótipos, como é o caso do Marine-EO, que está em fase de testes de quatro protótipos de dados da constelação de satélites europeia Copernicus.

 

O projeto Marine-EO visa o desenvolvimento de serviços inovadores e não disponíveis no mercado, baseados no programa Copernicus, destinado a desenvolver serviços de informação com base em dados de observação terrestre.

 

“Isto só é possível porque há uma nova geração de empresas e empresários como a Amber Jack Solutions, altamente qualificadas, competindo num mercado global, e tirando partido do trabalho em rede promovido por entidades como o AIR Centre”, frisou Bruno Pacheco.

 

O Diretor Regional falava à margem de uma visita ao mareógrafo instalado no Porto de Ponta Delgada, cuja construção e manutenção é assegurada pela empresa açoriana Amber Jack Solutions.

 

Durante a visita, foram dados a conhecer os projetos de I&D que esta empresa está a realizar, bem como um conjunto de infraestruturas tecnológicas de monitorização que tem vindo a desenvolver nos últimos anos, com clientes nos continentes europeu e americano.

 

Segundo o Diretor Regional, esta empresa constitui “um exemplo da transformação de conhecimento científico em soluções tecnológicas, em benefício das pessoas e da atividade económica, que interessa replicar em larga escala no setor produtivo regional”.

 

Bruno Pacheco adiantou que “foi aprovado recentemente” o projeto ‘Ports of the Future’, financiado pela Agência Espacial Europeia, através do Programe ARTES 4.0, que integra a Amber Jack Solutions, o AIR Centre, a Portos dos Açores e outras entidades europeias e é liderado pelo INESC TEC, visando o estudo de viabilidade de soluções de monitorização em tempo real, através de múltiplas fontes de dados em portos.

 

O foco específico deste projeto na monitorização contribui para “o objetivo mais vasto de desenhar e construir os portos oceânicos do futuro, recorrendo a tecnologias capazes de aumentar a sua eficiência operacional e diminuir a sua pegada ecológica”, disse.

 

O Diretor Regional destacou ainda o investimento efetuado, ao longo desta legislatura, em projetos de I&D entre empresas e centros de conhecimento, bem como na internacionalização da I&D produzida na Região e no apoio à integração em redes internacionais, que correspondeu a mais de um milhão de euros.

 

Para Bruno Pacheco, os resultados que estão a surgir são “a prova de que a aposta nesta linha de políticas públicas, na diversificação das fontes de financiamento e na adaptação dos instrumentos regionais de incentivos, produz efeitos tangíveis e mensuráveis”.

 

O Diretor Regional defendeu que o trabalho desenvolvido pelo Executivo Açoriano visou “estabelecer as condições necessárias para que a Região dê um salto qualitativo na próxima década, em que a I&D passará a ter um papel central na cultura empresarial regional”.


GaCS/GM
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  20.8797.jpg 20.8798.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal