principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 10 de Setembro de 2020

Projeto para Porto de Santa Iria, em S. Miguel, assegura condições de segurança necessárias, afirma Diretor Regional dos Assuntos do Mar

O Diretor Regional dos Assuntos do Mar afirmou que o novo projeto concebido para a intervenção a realizar no Porto de Santa Iria, na freguesia da Ribeirinha, em São Miguel, “acautela todas as condições de segurança necessárias”.

 

“Os vários projetos concebidos para a recuperação do porto e do acesso não obtiveram parecer positivo do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) relativamente à segurança dos utentes”, referiu Filipe Porteiro.

 

“Após diversos contatos técnicos mantidos entre a Direção Regional dos Assuntos do Mar, o LREC e o gabinete projetista, foi possível contratar um projeto que satisfaz o usufruto daquele local em segurança”, acrescentou.

 

Filipe Porteiro falava quarta-feira no final de uma reunião com o Presidente da Junta de Freguesia da Ribeirinha, para apresentação do novo projeto de intervenção no Porto de Santa Iria.

 

“O projeto está praticamente pronto”, referiu, acrescentando que “era impreterível ter o aval técnico do LREC em questões de segurança”.

 

A obra de reabilitação e proteção marítima do Porto de Santa Iria tem dois objetivos, nomeadamente a salvaguarda e preservação do património daquele antigo porto baleeiro e a proteção de pessoas no acesso àquela infraestrutura.

 

O projeto prevê “a consolidação e reconstrução do portinho que, devido à ação do mar, está a sofrer danos estruturais que poderão levar ao seu desaparecimento”, disse Filipe Porteiro, referindo que aquela infraestrutura portuária tem “um grande significado” para a população da costa norte de São Miguel.

 

No que respeita à proteção de pessoas e bens, o Diretor Regional referiu que se pretende “criar condições de segurança para a melhor visitação do local, considerando que aquela zona apresenta uma condição geomorfológica muito própria, que levou precisamente à sua interdição”.

 

A obra prevista inclui a reconstrução do terrapleno e da proteção aderente, a norte, a consolidação da muralha de pedra existente, a sul, a reconstrução do património, com a consolidação e reconstrução da rampa de pedra existente, e a proteção de pessoas e bens no acesso ao porto, com a criação de uma vala de dejeção de material da arriba bem como a construção de proteções em betão armado (em túnel), na zona mais crítica.

 

“O projeto deve estar concluído até final deste ano, com previsão de execução da obra assim que o próximo Quadro Comunitário de Apoio estiver disponível, num valor de investimento de cerca de 700 mil euros”, adiantou o Diretor Regional.

 

“Temos estado a trabalhar para encontrar uma solução duradoura para aquele porto, que privilegie, acima de tudo, a segurança dos seus utilizadores”, afirmou Filipe Porteiro.

 

Recorde-se que, após uma análise cuidada dos técnicos do LREC ao projeto de intervenção previsto para o Porto de Santa Iria, elaborado em 2014, concluiu-se que era necessário proceder à sua revisão, a fim de serem assegurados todos os requisitos de segurança para o acesso e usufruto àquele porto.

 

O projeto foi alvo de revisão, com base em soluções técnicas alternativas, com vista à recuperação e usufruto daquele património pela população, em condições de segurança, e tendo em conta a comportabilidade financeira da intervenção.


GaCS/GM
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  20.8693.jpg 20.8694.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal