principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 3 de Agosto de 2020

Governo dos Açores empenhado em colaborar com estruturas de atendimento e apoio a vítimas de violência doméstica na Região

A Secretária Regional da Solidariedade Social destacou hoje, em Ponta Delgada, o empenho do Governo dos Açores em apoiar e colaborar com todas as estruturas de atendimento e apoio a vítimas de violência doméstica da Região, garantindo “todo um trabalho de prevenção e intervenção nesta área”.

 

“Desde 2010 que o Governo dos Açores, através da implementação do I Plano Regional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica, vem garantindo um trabalho de prevenção e intervenção nesta área, a que temos dado continuidade através da implementação do segundo e terceiro planos regionais”, disse Andreia Cardoso.

 

A responsável pela pasta da Solidariedade Social falava na cerimónia de inauguração da obra de requalificação de um edifício para Centro de Atendimento e Acompanhamento Social da Associação de Apoio à Vítima (APAV), no âmbito da visita do Executivo açoriano à ilha de São Miguel.

 

Andreia Cardoso destacou os dois eixos estratégicos de intervenção previstos no III Plano de Regional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género, nomeadamente o de “informar, sensibilizar e prevenir” e o de “capacitar, formar e qualificar”.

 

“Do plano consta um leque de medidas que visam informar e sensibilizar a comunidade em geral para as questões da discriminação, de estereótipos e de representações de papéis, da violência doméstica e de género, fomentando uma cultura de compreensão e de não violência”, disse.   

 

A governante acrescentou que essa estratégia foi ainda concretizada através da campanha regional de prevenção e combate à violência doméstica e de género, que tem associada uma linha regional contra a violência doméstica.

 

A Secretária Regional acrescentou, no entanto, que “a prevenção da violência doméstica e de género não se esgota na implementação desta campanha, mas sim no desenvolvimento de inúmeras ações de prevenção, de âmbito regional e local, em toda a Região, dirigidas à comunidade em geral e a públicos estratégicos específicos, em razão da sua idade, da sua etnia ou nacionalidade, da sua deficiência e/ou incapacidade e da sua identidade e/ou expressão de género”.

 

O Plano prevê ainda, na área de capacitar, formar e qualificar, um conjunto de ações que visam qualificar profissionais e serviços de diversas áreas de atuação que intervém, direta ou indiretamente, na prevenção e no combate à violência doméstica e de género, a violência no namoro e as novas formas de violência.

 

“Esta área estratégica destina-se a promover uma cultura de partilha de informação e de boas práticas, relativamente à intervenção em matéria de violência doméstica, promovendo o espírito de parceria e de colaboração interinstitucional e interdepartamental e fomentando o acesso de informação à comunidade em geral”, salientou a Secretária Regional.

 

“No primeiro trimestre de 2020 foram desenvolvidas 132 ações de prevenção na Região, tendo contado com uma participação de cerca de 3.179 pessoas”, acrescentou.

 

O espaço intervencionado para sede da APAV, com capacidade para 30 pessoas, foi cedido pelo Instituto de Segurança Social dos Açores (ISSA) à associação, tendo contado ainda com um apoio do Governo dos Açores de mais de 91 mil euros para comparticipação das despesas referentes às obras de adaptação e ao apetrechamento do espaço.

 

“Como parceiros do Governo, não podíamos deixar de apoiar a APAV a criar as condições para desenvolver a sua atividade naquele que é um objetivo conjunto: o de promover e contribuir para a informação, proteção e apoio às vítimas de violência”, afirmou.

 

Andreia Cardoso frisou ainda o trabalho desenvolvido na área da proteção e apoio às vitimas de violência doméstica, traduzido no reforço do número de unidades habitacionais destinadas a vítimas, com o intuito de fomentar o ‘empowerment’ e os seus processos de autonomização, permitindo uma resposta de apoio na sua transição e promoção da sua integração social.


GaCS/AIC
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2020.08.22-SRSS-APAV_VT_SMG.mp3   20.8390.JPG 20.8391.JPG
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal