principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 18 de Dezembro de 2019

Ana Cunha assegura que o Governo tem feito tudo ao seu alcance para minimizar impactos do Lorenzo nas Flores

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas afirmou esta terça-feira que o Governo dos Açores tem feito tudo o que está ao seu alcance “para apoiar os habitantes das Flores,” após a destruição causada pela passagem do Furacão Lorenzo, salientando o constante acompanhamento da situação, sempre em cooperação com as entidades locais.

 

Em declarações aos jornalistas, após ser ouvida na Comissão de Economia da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Ana Cunha salientou que “desde o primeiro momento, tem havido um acompanhamento permanente, muito presente” dos impactos na economia local, do modelo de transporte “temporário e necessário, em função da destruição do porto das Lajes das Flores”.

 

Neste âmbito, acentuando o trabalho realizado pelo grupo que integra a Direção Regional dos Transportes, Fundo Regional da Coesão e da Direção Regional de Apoio ao Investimento e Competitividade, Ana Cunha frisou que “este acompanhamento está a ser feito e o levantamento daqueles que podem ser os prejuízos decorrentes deste modelo de transportes está a ser feito”, relembrando que, logo a seguir à intempérie, o Governo deliberou uma série de medidas que cobriram desde a habitação, à agricultura e ao comércio.

 

“A situação está sendo acompanhada, o levantamento está a ser feito, aliás, em permanente colaboração também com os presidentes de Câmara, de qualquer uma das duas ilhas”, disse a Secretária Regional.

 

Ana Cunha ressalvou ainda que “temos feito um esforço muito grande, conforme foi o nosso comprometimento desde o início, de assegurar que o tráfego local, até ao Natal, efetua todas as viagens possíveis para que haja o mínimo impacto possível na economia das Flores e nos comerciantes, desta situação que ainda é transitória”.

 

Ana Cunha lembrou que tem havido alguns condicionamentos de ordem meteorológica, que impedem a divulgação imediata duma calendarização certa e segura, “mas logo que saibamos quais são as datas das viagens, iremos divulga-las de imediato”, disse.

 

A Secretária Regional assegurou ainda que “toda a gente, e os comerciantes em concreto, serão ressarcidos na exata medida do prejuízo que sofreram em função destes acontecimentos. De forma fundamentada, de forma objetiva, de forma clara, serão ressarcidos até ao seu último cêntimo. O que não podemos é, com esta situação, criar medidas que, sem terem conta o que é, na realidade, esse prejuízo, venham a dar benefícios que não são justos, face aos habitantes de outras ilhas. Agora, que ninguém ficará, até ao último cêntimo, sem ser ressarcido, essa é a realidade e essa foi a postura do Governo dos Açores, desde o primeiro momento, já reiterada pelo Presidente do Governo, em declarações públicas, pelo Vice-Presidente e por mim”.


GaCS/HB
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.12.17-SRTOP-CE Flores(1).mp3 2019.12.17-SRTOP-CE Flores(2).mp3 2019.12.17-SRTOP-CE Flores(3).mp3   19.7160.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal