principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Horta , 10 de Dezembro de 2019

João Ponte anuncia que certificação do Serviço de Classificação do Leite fica concluída em 2020

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou hoje, na Horta, que ficará concluído no próximo ano o processo de acreditação do Serviço de Classificação do Leite (SERCLA) e que está em fase de registo a certificação de um conjunto de novos produtos regionais através da Denominação de Origem Protegida (DOP) e Identificação Geográfica Protegida (IGP), com vista à sua proteção e valorização.

 

“Concluiremos no primeiro semestre de 2020 o processo de acreditação das análises do SERCLA, localizados nas ilhas de São Miguel e Terceira, o que constitui um passo em frente ao nível da certificação das análises que são realizadas e de confiança nos resultados, cumprindo também aquele que era o compromisso do Governo Regional”, referiu João Ponte, acrescentando que o SERCLA recolheu no último ano perto de 330 mil amostras, que correspondem a cerca de 1,7 milhões de análises efetuadas no âmbito da classificação do leite e do contraste leiteiro.

 

O governante falava na Assembleia Legislativa, no âmbito do debate sobre a proposta de Decreto Legislativo Regional referente à harmonização da orgânica e funcionamento do IAMA face à evolução legislativa entretanto ocorrida relativa aos institutos públicos e fundações regionais.

 

Além da conclusão da certificação pela norma da qualidade e da segurança alimentar ISO 22000 de toda a rede regional de abate em 2020 e da reformulação do Portal do Leite e Lacticínios, João Ponte destacou que está já em fase de registo a certificação de três novos produtos, nomeadamente a Manteiga DOP, o Alho da Graciosa IGP e o Chá DOP, estando em fase de avaliação a Anona e a Banana dos Açores.

 

“Estamos a trabalhar na certificação da qualidade dos produtos agrícolas açorianos, estamos a fazer um caminho que importa continuar, em defesa da proteção dos nossos produtos e para lhes dar outra notoriedade e uma maior valorização”, disse João Ponte.

 

A proposta de Decreto Legislativo Regional, que foi aprovada, contempla a revisão das competências do IAMA considerando áreas de intervenção ao nível de operações de verificação e controlo das condições de concessão de ajudas comunitárias, nacionais e regionais, acompanhar a evolução dos mercados agrícolas, executar a politica regional no âmbito dos regimes de qualidade e gerir a rede regional de abate e classificação do leite nos Açores.

 

“Com esta alteração pretende-se que o IAMA, que é um instrumento estratégico para a implementação das políticas agrícolas e que tem contribuído para ajudar ao desenvolvimento do setor agrícola nos Açores, preste ainda melhores serviços aos agricultores”, frisou João Ponte.

 

O titular da pasta da Agricultura referiu que, em 2018, o IAMA foi responsável pela realização de mais de três milhões de abates de bovinos, suínos e aves,  de 3.200 ações de controlo no âmbito das ajudas do POSEI e do PRORURAL+ e efetuou mais de 1.300 ações de acompanhamento da Carne dos Açores IGP e do Ananás dos Açores DOP.

GaCS/RM
 
Anexos:  
2019.12.10-SRAF-IAMA(1).mp3 2019.12.10-SRAF-IAMA(2).mp3   19.7094.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal