principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Washington , 24 de Maio de 2018

Reunião da Comissão Bilateral “construtiva” em relação ao processo da descontaminação, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo classificou como “construtiva” a reunião da Comissão Bilateral Permanente que decorreu em Washington, tendo em conta que os Estados Unidos apresentaram dados que indiciam uma ação mais efetiva e mais concreta relativamente ao processo de descontaminação na ilha Terceira.

“Em relação à questão ambiental, que é a principal questão que se coloca neste momento, foram apresentados dados que dão conta de uma ação mais diligente, mais concreta e mais efetiva do que aquilo que até aqui estava a ser feito”, os quais necessitam, agora, de validação técnica e científica, adiantou Vasco Cordeiro.

No final da 39.ª reunião da Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e os Estados Unidos da América, que, entre outros pontos da agenda, incluiu a análise das matérias relativas ao processo da Base das Lajes, o Presidente do Governo adiantou que, segundo estas informações, os norte-americanos avançaram com intervenções em mais locais que já estavam sinalizados como necessitando dessa intervenção.

“Até agora, esta intervenção fixava-se, fundamentalmente, em dois locais – South Tank Farm e Porta de Armas -, e o facto é que, de acordo com a informação que foi fornecida pelos Estados Unidos, há ações de descontaminação planeadas ou em curso em mais oito locais” na ilha Terceira, referiu.

Além disso, nesta reunião da Comissão Bilateral foram prestadas informações que, segundo a parte norte-americana, indiciam uma melhoria de resultados nos dois locais que já tinham sido intervencionados.

“A forma como o Governo dos Açores encara estes dados é muito simples: estas ações vão no bom sentido, constituem medidas concretas e mensuráveis que há muito vínhamos reclamando. No entanto, consideramos necessário que toda a informação fornecida pelos Estados Unidos, quer em termos de intervenção em novos locais, quer em termos de resultados que indiciam uma melhoria da situação que já existe, tem de ser comprovada do ponto de vista técnico e científico”, frisou Vasco Cordeiro.

De acordo com o Presidente do Governo, esta comprovação, nuns casos, já está a ser feita e, noutros casos, vai ser assegurada pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil e, só após esta validação, é que o Executivo Açoriano aceitará, ou não, os dados agora fornecidos.

“Há ainda muito trabalho para ser feito, mas, no seguimento da declaração que tive oportunidade de fazer em dezembro, após a reunião da Bilateral de Lisboa, o facto é que estes são passos concretos, visíveis, suscetíveis de confirmação e que acontecem dentro do prazo fixado, dentro dos seis meses, e que vão no sentido de uma abordagem mais efetiva e concreta na questão da descontaminação”, afirmou o Presidente do Governo.

Relativamente à questão laboral, em que existiam alguns rumores que estavam suscitar alguma preocupação, o Presidente do Governo adiantou que, da parte dos Estados Unidos, foi dada a garantia formal que não está planeada nenhuma reestruturação na Base das Lajes neste domínio.

Realçando que outro aspeto importante tem a ver com a informação pública deste processo, Vasco Cordeiro teve a oportunidade de salientar nesta reunião a necessidade de haver uma melhor informação da parte dos Estados Unidos, dando nota pública daquilo que está a ser feito.

“Da nossa parte, do Governo dos Açores, estamos a planear uma sessão pública que permita, também face a estes novos dados que foram colocados em cima da mesa por parte dos Estados Unidos, fazer um ponto de situação, desde logo, quanto à questão ambiental, mas não só”, anunciou.

Esta foi a oitava vez que Vasco Cordeiro participou em reuniões deste organismo instituído pelo Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os EUA, de 1995, desde que, no final de 2012, os Estados Unidos anunciaram a redução do seu efetivo militar e civil na base aérea da ilha Terceira.

GaCS/PC
 
Anexos:  
2018.05.23-PGR-ReuniãoBilateral.mp3   18.2800.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal